segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SEXTAS FEIRAS, É DIA DE ÒSÀLÁ

 
SEXTAS FEIRAS, É DIA DE ÒSÀLÁ.

SÉRGIO PEREIRA

AS SEXTAS FEIRAS É O DIA DEDICADO AOS ORISAS FUNFUN, OU SEJA, OS QUE VESTEM BRANCO E NESTE CASO, POR EXCELÊNCIA É TODO DOS OSALÁS. PORTANTO, É OBRIGAÇÃO POR RESPEITO, OS QUE TEM CONHECIMENTO DE QUEM É O SEU ORISÁ NESTE DIA VESTIR-SE DE BRANCO.
COMO CURIOSIDADE DIZEMOS QUE OS DIAS SAGRADOS PARA DETERMINADAS RELIGIÕES SÃO:
- SEXTA FEIRA - ISLAMISMO,
- SÁBADO - JUDAÍSMO,
- DOMINGO - CRISTIANISMO,
- TODOS OS DIAS - AFRICANISMO, UMBANDISMO E ESPIRITUALISMO.

SÉRGIO PEREIRA
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

MENSAGEM PSICOFONADA DO ESÚ TIRIRI EM 03AGO2015

 
 
MENSAGEM PSICOFONADA DO ESÙ/EXÚ TIRIRI NA SESSÃO MEDIÚNICA DE HARMONIZAÇÃO DE 03/AGOSTO/2015.
 
"QUEM VÊM EM PAZ, SEJA BEM VINDO!
O TEMPO PASSOU OU NÓS PASSAMOS PELO TEMPO. TUDO ESTÁ NELE E ELE ESTÁ EM TUDO, BEM OU MAL.MAS, MESMO SENDO O BEM ESSE BEM É RELATIVO POR ESTAR NA LEI DA RELATIVIDADE. DEPENDENDO DA ÓTICA COMO É VISTO O BEM DE UM PODE SER O MAL DE OUTRO OU O BEM DE AGORA PODE SER O MAL NO FUTURO. E ISSO ACONTECE DE FORMA INVERSA TAMBÉM. ESSES FATOS SÃO EVENTOS NATURAIS
EM QUALQUER EXISTÊNCIA. A VIDA É DESSA FORMA E NISSO HÁ UMA DINÂMICA QUE LEVA SEGUE SEMPRE EM FRENTE NÃO IMPORTANDO A VELOCIDADE COM QUE AVANÇA, O QUE É CONSTATADO É QUE SEMPRE ESTÁ ANDANDO PARA FRENTE NA SUA ETERNA MARCHA. O ESÚ TEM MUITO DISSO, O PRÓPRIO NOME ESÚ/EXÚ QUER DIZER ESFERA E ESTA É DINÂMICA, É MOVIMENTO. DIGO, NÃO ESMOREÇAM DE SEUS VERDADEIROS IDEAIS, POIS, NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA...ACREDITEM, TODOS TÊM A FORÇA EM SI MESMO, EU SÓ ESTIMULO ESSA FORÇA INTERIOR DE CADA UM.
NÃO ESQUEÇAM DE SEREM GRATOS. A GRATIDÃO É MUITO IMPORTANTE. ELA É UMA VIRTUDE QUE DEVE SER SEMPRE CULTIVADA E CUIDADA. DE NOSSA PARTE ESTAMOS OBSERVANDO O COMPORTAMENTO DAQUELES COM QUEM CONVIVEMOS EM NOSSAS PRÁTICAS ESPIRITUALISTAS. NÃO CREIAM QUE CERTOS PERÍODOS DA VIDA AS COISAS NÃO DÃO CERTO, NÃO LEVE COMO ISSO SEJA UM CASTIGO, PELO CONTRÁRIO, MUITAS VEZES E PARA TIRA-LO DA ZONA DE CONFORTO E OFERECE-LHE A OPORTUNIDADE DE MUDANÇA PARA MELHOR. NO ENTANTO, QUANDO PENSAMOS TER UM MAL GRAVE AFETANDO DIRETAMENTE O ORGANISMO FÍSICO, MAS ATRAVÉS DE TESTES MÉDICOS FICA COMPROVADO QUE TUDO NÃO PASSOU DE ENGANO, ENTÃO, CAIA NA HUMILDADE DE TODOS OS DIAS DAR GRAÇAS A DEUS E A SEUS PROTETORES ESPIRITUAIS POR NÃO NECESSITAR BEBER O FEL DESTE CÁLICE.
VAMOS FALAR EM DINHEIRO. SIM, ELE É IMPORTANTE NO VOSSO PLANO FÍSICO, ENTÃO, PORQUE NÃO TÊ-LO? É DIREITO E OBRIGAÇÃO DE CADA UM TER O SEU GANHO PARA SUSTENTO DE SI E DAQUELES QUE LHE SÃO DEPENDENTES E COM ISSO OBTER UMA VIDA DIGNA E PELO MENOS UM MÍNIMO DE CONFORTO. NÃO HÁ NADA DE MAL NISTO. O MAL ESTÁ NA MANEIRA E ORIGEM DE COMO FOI ADQUIRIDO SE PELAS VIAS DO BEM OU DO MAL.
MEDIANTE A ESSAS REFLEXÕES, SIGAM FIRMES, FORTES E SEMPRE EM FRENTE, NÃO ATROPELANDO O TEMPO, POIS TUDO A SEU TEMPO."

 SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO"!

ESPIRITUALIDADE NÃO É RELIGIÃO.



ESPIRITUALIDADE NÃO É RELIGIÃO.
 
SÉRGIO PEREIRA
 
EM PRIMEIRO LUGAR ESPIRITUALIDADE É ALGO REAL, É FILOSOFIA DE VIDA E NÃO TEM NADA DE RELIGIÃO, MAS HÁ EM SUA ESSÊNCIA TODA UMA RELIGIOSIDADE. NELA ENCONTRAMOS A DISCIPLINA NECESSÁRIA QUE NOS CONDUZ POR CAMINHOS EQUILIBRADOS.
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
 
 
10 CONSELHOS QUE RECEBEMOS ANTES DE REENCARNAR NO PLANETA TERRA.
 
1. Você receberá um corpo. Poderá amá-lo ou odiá-lo, mas ele será seu todo o tempo.
2. Você aprenderá lições. Você está matriculado numa escola informal de tempo integral chamada Vida. A cada dia, terá oportunidade de aprender lições. Você poderá amá-las ou considerá-las idiotas e irrelevantes.
3. Não há erros, apenas lições. O crescimento é um processo de ensaio e erro, de experimentação. Os experimentos ‘mal sucedidos’ são parte do processo, assim como experimentos que, em última análise, funcionam.
4. Cada lição é repetida até ser aprendida. Ela será apresentada a você sob várias formas. Quando você a tiver aprendido, passará para a próxima.
5. Aprender lições é uma tarefa sem fim. Não há nenhuma parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições a serem aprendidas e ensinadas.
6. ‘Lá’ só será melhor que ‘aqui’ quando o seu ‘lá’ se tornar um ‘aqui’. Você simplesmente terá um outro ‘lá’ que novamente parecerá melhor que ‘aqui’.
7. Os outros são apenas espelhos de você. Você não pode amar ou odiar alguma coisa em outra pessoa, a menos que ela reflita algo que você ame ou deteste em você mesmo.
8. O que você faz da sua vida é problema seu. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que você faz com eles não é da conta de ninguém. A escolha é sua.
9. As respostas para as questões da vida estão dentro de você. Você só precisa olhar, ouvir e confiar.
10. Você se esquecerá de tudo isso.. e ainda assim, você se lembrará.
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

ITAN DO SÀNGÓ DADÁ AJAKÁ/BAIANI

SÀNGÓ DADÁ AJAKÁ/BAIANI

ITAN DO SÀNGÓ DADÁ AJAKÁ OU BAIANI

Itan é um conto, uma lenda, uma alegoria para nos fazer entender certos ritos que ocorre dentro do Candomblé.
Dadá Ajaká, filho mais velho de Oranian, irmão consanguíneo de Xangô, reinava então em Oyo. Ele amava as crianças, a beleza, e as artes. De caráter calmo e pacífico, não tinha a energia que se exigia de um verdadeiro chefe dessa época. Dadá é o nome dado pelos yorubás às crianças cujos cabelos crescem em tufos que se frisam separadamente.
Sàngó o destronou e Dadá Ajaká exilou-se em Igboho (Nigéria), durante os sete anos de reinado de seu meio-irmão. Teve que se contentar, então, em usar uma coroa feita de búzios, chamada adé baáyàni (pronuncia-se Adê Baiani), ou "Coroa de Dadá". No Terreiro do Gantois na Bahia é reverenciado e cultuado como Baiani, onde realiza-se uma festa anual e no Ilê Omorodé Orixa N´la onde tem um filho iniciado nesse orixa e também realiza uma festa anual.
Depois que Sángó deixou Oyo e Dadá Ajaká voltou a reinar, agora em contraste com a primeira vez, ele mostrou-se valente e guerreiro e sempre com o mesmo equilíbrio de justiça, afinal ele também é um Sàngó


SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE ÒGUN E YEMANJÁ
"EU FAÇO!"

OS ANIMAIS E O HOMEM.

OS ANIMAIS E O HOMEM.

AQUI UMA VISÃO DA ORIENTAÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE O QUE A ESPIRITUALIDADE FALA DO RELACIONAMENTO DOS HOMENS COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

O Livro dos Espíritos

 por ALLAN KARDEC – tradução de José Herculano Pires

II – Os Animais e o Homem

592. Se comparamos o homem e os animais em relação à inteligência, parece difícil estabelecer a linha de demarcação, porque certos animais têm, nesse terreno, notória superioridade sobre certos homens. Essa linha de demarcação pode ser estabelecida de maneira precisa?
— Sobre esses assuntos os vossos filósofos não estão muito de acordo. Uns querem que o homem seja um animal, e outros que o animal seja um homem. Estão todos errados. O homem é um ser à parte, que desce, às vezes, muito baixo ou que pode elevar-se muito alto. No físico, o homem é como os animais e menos bem provido que muitos dentre eles; a Natureza lhes deu tudo aquilo que o homem é obrigado a inventar com a sua inteligência para prover às suas necessidades e à sua conservação. Seu corpo se destrói como o dos animais, isto é certo, mas o seu Espírito tem um destino que só ele pode compreender, porque só ele é completamente livre. Pobres homens, que vos rebaixais mais do que os brutos! Não sabeis distinguir-vos deles? Reconhecei o homem pelo pensamento de Deus.
593. Podemos dizer que os animais só agem por instinto?
—Ainda nisso há um sistema. É bem verdade que o instinto domina na maioria dos animais; mas não vês que há os que agem por uma vontade determinada? E que têm inteligência, mas ela é limitada.
Comentário de Kardec: Além do instinto, não se poderia negar a certos animais a prática de atos combinados que denotam a vontade de agir num sentido determinado e de acordo com as circunstâncias. Há neles, portanto, uma espécie de inteligência mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer às suas necessidades físicas e proverá sua conservação. Não há entre eles nenhuma criação nenhum melhoramento; qualquer que seja a arte que admiramos em seus trabalhos, aquilo que faziam antigamente é o mesmo que fazem hoje, nem melhor nem pior segundo formas e proposições constantes e invariáveis. Os filhotes separados de sua espécie não deixam de construir o seu ninho de acordo com o mesmo modelo sem terem sido ensinados. Se alguns são suscetíveis de uma certa educação, esse desenvolvimento intelectual, sempre fechado em estreitos limites, é devido à ação do homem sobre uma natureza flexível, pois não fazem nenhum progresso por si mesmos, e esse progresso é efêmero, puramente individual, porque o animal, abandonado a si próprio, não tarda a voltar aos limites traçados pela Natureza.
594. Os animais têm linguagem?
— Se pensais numa linguagem formada de palavras e de sílabas, não; mas num meio de se comunicarem entre si, então, sim. Eles se dizem muito mais coisas do que supondes, mas a sua linguagem é limitada, como as próprias idéias, às suas necessidades.
594 – a) Há animais que não possuem voz; esses não parecem destituídos de linguagem?
— Compreendem-se por outros meios. Vós, homens, não tendes mais do que a palavra para vos comunicardes? E dos mudos, que dizeis? Os animais, sendo dotados da vida de relação, têm meios de se prevenir e de exprimir as sensações que experimentam. Pensas que os peixes não se entendem? O homem não tem o privilégio da linguagem, mas a dos animais é instintiva e limitada pelo círculo exclusivo das suas necessidades e das suas idéias, enquanto a do homem é perfectível e se presta a todas as concepções da sua inteligência.
Comentário de Kardec: Realmente, os peixes que emigram em massa, bem como as andorinhas, que obedecem ao guia, devem ter meios de se advertir de se entender e de se combinar. Talvez o façam entre si, ou talvez a água seja um veículo que lhes transmita certas vibrações. Seja o que for, é incontestável que eles dispõem de meios para se entenderem, da mesma maneira que todos os animais privados de voz e que realizam trabalhos em comum. Deve-se admirar, diante disso, que os Espíritos possam comunicar-se entre eles sem o recurso da palavra articulada? (Ver item 282.)
595. Os animais têm livre-arbítrio?
— Não são simples máquinas, como supondes (1)mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.
596. De onde vem a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem, e por que essa aptidão se encontra mais entre as aves do que entre os símios, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a humana?
— Conformação particular dos órgãos vocais, secundada pelo instinto da imitação. O símio imita os gestos; certos pássaros imitam a voz.
597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?
— Sim, e que sobrevive ao corpo.
597 – a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
— É também uma alma, se o quiserdes: isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.
598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
— Sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?
— Não; ela não tem o livre-arbítrio.
600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, fica num estado errante como a do homem após a morte?
— Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo.
Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente; não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas.
601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens?
— Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes.
Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo, dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer sob a direção do homem?
602. Os animais progridem, como o homem, por sua própria vontade, ou pela força das coisas?
— Pela força das coisas; e é por isso que, para eles, não existe expiação.
603. Nos mundos superiores, os animais conhecem a Deus?
— Não. O homem é um deus para eles, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.
604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre interiores aos homens, disso resultaria que Deus tivesse criado seres intelectuais perpetuamente votados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se assinalam em todas as suas obras?
— Tudo se encadeia na Natureza por liames que não podeis ainda perceber, e as coisas aparentemente mais disparatadas têm pontos de contato que o homem jamais chegará a compreender no seu estado atual. Pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver atingido todo o seu desenvolvimento e se libertado dos prejuízos do orgulho e da ignorância poderá ver claramente na obra de Deus. Até lá suas idéias limitadas lhe faraó ver as coisas de um ponto de vista mesquinho. Sabei que Deus não pode contradizer-se e que tudo, na Natureza, se harmoniza através de leis gerais que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador.
604 – a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem?
— Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material; nos homens, a inteligência produz a vida moral.
605. Se considerarmos todos os pontos de contato existentes entre o homem e os animais, não poderíamos pensar que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita e que, se ele não tivesse esta última, poderia viver só como os animais? Dizendo de outra maneira: o animal é um ser semelhante ao homem, menos a alma espírita? Disso resultaria que os bons e os maus instintos do homem seriam o efeito da predominância de uma ou outra dessas duas almas?
— Não, o homem não tem duas almas, mas o corpo tem os seus instintos, que resultam da sensação dos órgãos. Não há no homem senão uma dupla natureza: a natureza animal e a espiritual. Pelo seu corpo, ele participa da natureza dos animais e dos seus instintos; pela sua alma, participa da natureza dos Espíritos.
605 – a) Assim, alem das suas próprias imperfeições, de que o Espírito deve despojar-se, deve ele lutar contra a influência da matéria?
— Sim, quanto mais inferior é ele, mais apertados são os laços entre o Espírito e a matéria. Não o vedes? Não, o homem não tem. duas almas; a alma é sempre única, um ser único. A alma do animal e a do homem são distintas entre si, de tal maneira que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas se o homem não possui uma alma animal, que por suas paixões o coloque no nível dos animais, tem o seu corpo que o rebaixa freqüentemente a esse nível, porque o seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, mas ininteligentes e limitados ao interesse de sua conservação(1)
Comentário de Kardec: O Espírito, encarnando-se no corpo do homem, transmite-lhe o principio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas existentes no homem oferecem ás suas paixões duas fontes diversas: umas provêm dos instintos da natureza, outras das impurezas do Espírito encarnado, que simpatiza em maior ou menor proporção com a grosseria dos apetites animais. O Espírito, ao se purificar, liberta-se pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência, ele se aproxima dos brutos; liberto dessa influência, eleva-se ao seu verdadeiro destino.
606. De onde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma de que são dotados?
— Do elemento inteligente universal.
606 – a) A inteligência do homem e a dos animais emanam, portanto, de um princípio único?
— Sem nenhuma dúvida; mas no homem ela passou por uma elaboração que a eleva sobre a dos brutos.
607. Ficou dito que a alma do homem, em sua origem, assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ela ensaia para a vida. (Ver item 190.) Onde cumpre o Espírito essa primeira fase?
— Numa série de existências que precedem o período que chamais de Humanidade.
607. A) Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?
— Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade?
É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos. É, de certa maneira, um trabalho preparatório, como o de germinação, em seguida ao qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. É então que começa para ele o período de humanidade, e com este a consciência do seu futuro, a distinção do berne do mal e a responsabilidade dos seus atos. Corno depois do período da infância vem o da adolescência, depois a juventude, e por fim a idade madura. Nada há de resto, nessa origem, que deva humilhar o homem. Os grandes gênios sentem-se humilhados por terem sido fetos informes no ventre materno? Se alguma coisa deve humilhá-los é a sua inferioridade perante Deus e sua impotência para sondar a profundeza de seus desígnios e a sabedoria das leis que regulam a harmonia do Universo. Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirável harmonia que faz a solidariedade de todas as coisas na Natureza. Crer que Deus pudesse ter feito qualquer coisa sem objetivo e criar seres inteligentes sem futuro seria blasfemar contra a sua bondade, que se estende sobre todas as suas criaturas.
607 – b) Esse período de humanidade começa sobre a nossa Terra?
– A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período de humanidade começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores. Essa, entretanto, não é uma regra absoluta e poderia acontecer que um Espírito, desde o seu início humano, esteja apto a viver na Terra. Esse caso não é freqüente e seria antes uma exceção.
608.0 Espírito do homem, após a morte, tem consciência das existências que precederam, para ele, o período de humanidade?
– Não, porque não é senão desse período que começa para ele a vida de Espírito, e é mesmo difícil que se lembre de suas primeiras existências como homem, exatamente como o homem não se lembra mais dos primeiros tempos de sua infância, e ainda menos do tempo que passou no ventre materno. Eis porque os Espíritos vos dizem que não sabem como começaram. (Ver item 78.)
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL