sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O POR QUE DE NÓS ESPIRITUALISTAS UTILIZAMOS O SAL!

Foto de Cavalheiro De Aruanda OgumOnira.

 
O POR QUE DE NÓS ESPIRITUALISTAS UTILIZAMOS O SAL!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PONTO DO CABOCLO SEPÉ - ESPÍRITO DA FALANGE DO SEPÉ TIARAJÚ




PONTO DO CABOCLO SEPÉ - ESPÍRITO DA FALANGE DO
CACIQUE SEPÉ TIARAJÚ



SALVE A CRUZ MISSIONEIRA! SALVE SEPÉ TIARAJU!
 
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
 
 

 
I
 
SEPÉ, SEPÉ
ÍNDIO GUERREIRO
LÍDER DE FÉ
TUA VOZ AINDA RESSOA
FORTE E VIBRANTE
EM NOSSOS CORAÇÕES
“ESTA TERRA TEM DONO!”
SOMOS OS 7 POVOS DAS MISSÕES.

II

ARREIA, ARREIA
VALENTES GUERREIROS
POVO NOBRE E VARONIL
DAS MARGENS DO VACACAÍ,
DO SEPÉ SÃO MENSAGEIROS
TRAZ BENÇÃO E FORÇA
DO POVO GUARANI.
 
 
*********************************************************************

 
UMBANDA CANTE  E EXALTE ESSE ESPÍRITO QUE É UM BALUARTE NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL E DE NOSSO BRASIL.
UMA COLUNA JUSTA E PERFEITA FINCADA NOS PAGOS GAÚCHOS COMO SEMPRE FOI A SUA LANÇA EM LUTA PELA JUSTIÇA.
CHAME A FALANGE ESPIRITUAL DO CACIQUE SEPÉ TIARAJÚ PARA DENTRO DOS CENTROS, TEMPLOS, TENDAS, INSTITUTOS UMBANDISTAS E SENTIRÁ A PRESENÇA DA FORÇA DOS LANCENCEIROS GUARANIS.
 
 
 

ÍNDIO SEPÉ TIARAJU



INDIO SEPÉ TIARAJU




SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA DO POVO GUARANI

“ESTA TERRA TEM DONO!” - Com esta pequena e grandiosa frase, o guerreiro guarani SEPÉ TIARAJU deu início à resistência da NAÇÃO GUARANI contra o branco europeu  invasor. Sepé Tiaraju liderou o povo guarani durante o período que vigorava a experiência dos Sete Povos das Missões, um trabalho realizado pelas missões dos jesuítas, a partir de 1534.
Portugal e Espanha, mesmo sendo nações rivais, faziam suas "armações" políticas ao sabor do vento dos interesses econômicos. Assim, através do Tratado de Madri, acabaram trocando a Colônia de Sacramento pelo local já conhecido por Sete Povos das Missões, o que acabou deflagrando o ódio dos índios contra os impérios luso e espanhol.
 Sepé Tiaraju, que havia nascido nas missões de São Miguel, estudou com os padres jesuítas e, líder nato, foi elevado a cacique da nação guarani e comandou a resistência dos índios contra Espanha e Portugal.
 O povo guarani habitava a região que compreende a banda oriental do Uruguai, parte da Argentina, Brasil e Paraguai, e era justamente essa parte que os espanhóis queriam anexar à coroa. Dai a célebre frase de Sepé Tiaraju e o começo das lutas.
 O líder guarani é considerado o símbolo da indianidade das 215 nações indígenas que ainda habitam terras brasileiras. Sepé lutou pelo direito a terra, à cultura e a língua e pelos costumes do povo guarani. E do estudo com os padres jesuítas, ele conhecia perfeitamente os malefícios da dominação colonialista. Sua imagem ficou associada à imagem do homem da terra, dizendo não ao opressor. Em carta aos que queriam tomar as terras dos índios, Sepé escreveu: "Não queremos dar nossas terras. E não queremos andar e viver onde quereis que andemos e vivamos. Jamais pisaremos vossas terras para matar-vos ou empobrecer-vos, como fazeis aos índios guarani e o praticais agora"...
 O primeiro herói brasileiro foi assassinado em 07 de fevereiro de 1756, na chacina de Caiboaté, perto de onde hoje é a cidade de Bajé, RS. Sepé Tiaraju foi sepultado às margens do rio gaúcho Vacacaí. Antes do massacre, havia 150 mil índios guarani apenas nas missões. Hoje, em todo o Brasil, eles somam cerca de 41 mil almas, vivendo em sete estados: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Particularmente, eu sempre procurei que na Umbanda, a primeira religião essencialmente brasileira e que valoriza a ancestralidade dos  Brasis, os quais são os verdadeiros donos das terras desse país continental, chamado BRASIL, preste sempre homenagem a esse Espírito que em uma de suas encarnações nasceu aqui como indígena e recebeu o nome de  SEPÉ TIARAJU. Sabemos que SEPÉ não virá “incorporar” nos médiuns, mas certamente enviará seus mensageiros para auxiliar caritativamente a todos nós. Desafio que algum poeta oferte letras e algum músico faça o arranjo musical para homenagear por reconhecimento e justiça esse nobre guerreiro e grande líder.
Já observaram que a Umbanda era a única religião que prestava reconhecimento e homenagem ao índio brasileiro, tendo-o sempre como guardião das terras do Brasil? Depois da Umbanda outras frentes religiosas assimilaram essa prática e naturalmente no futuro outras tantas vão surgir e seguir reconhecendo a importância dos nossos indígenas.
Poucas pessoas sabe que nas missões jesuíticas guarani havia coros de cânticos religiosos católicos, em latim, que fazia inveja a coros católicos europeus, inclusive ao do próprio Vaticano.

PONTO AO ÍNDIO SEPÉ TIARAJU
Sérgio Pereira

SEPÉ, SEPÉ
ÍNDIO GUERREIRO
LÍDER DE FÉ
TUA VOZ AINDA RESSOA
FORTE E VIBRANTE
EM NOSSOS CORAÇÕES
“ESTA TERRA TEM DONO!”
SOMOS OS 7 POVOS DAS MISSÕES.



ARREIA, ARREIA
VALENTES GUERREIROS
POVO NOBRE E VARONIL
DAS MARGENS DO VACACAÍ,
DO SEPÉ SÃO MENSAGEIROS
TRAZ BENÇÃO E FORÇA
DO POVO GUARANI.

SALVE A CRUZ MISSIONEIRA! SALVE SEPÉ TIARAJU!
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE SÀNGÓ/OBÁ/LODÊ
“SOU LUZ!”