sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A ORIGEM DOS ESPÍRITOS III

 
 
A ORIGEM DOS ESPÍRITOS – PARTE III

Palestra proferida por Sérgio Pereira, na Sessão Mediúnica de 18/10/2013.

CRIADOS, MAS IMORTAIS

Allan Kardec também achou estranho que algo que teve começo (o espírito) possa não ter fim (questão 83).

Vejamos a questão 83 na íntegra:

OS ESPÍRITOS TERÃO FIM? Compreende-se que o princípio de que eles emanam seja eterno, mas o que perguntamos é se a sua individualidade terá um fim, e se, num dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se desagregará e retornará à massa de que saíram, como acontece com os corpos materiais. É difícil compreender que uma coisa que teve começo não tenha fim.

RESPOSTA DOS ESPÍRITOS: - Há muitas coisas que não compreendereis porque a vossa inteligência é limitada; mas isso não é razão para não a aceitardes. O filho não compreende tudo o que o pai compreende, nem o ignorante tudo o que o sábio compreende. Nós te dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim; é tudo quanto podemos dizer, por enquanto.
 

Em verdade as respostas escolhidas por Kardec foram de Espíritos comprovadamente de grande evolução espiritual e de grande envergadura de conhecimento. Pelo fato deles dizerem “é tudo o quanto podemos dizer, por enquanto....” demonstra que a discussão sobre o assunto sempre está aberta para novas respostas adquadas ao estado evolutivo do humano pra a devida compreenção.

Na questão 82 do Livro dos Espíritos podemos observar que na resposta dos Espiritos eles exemplificam bem a nossa capacidade de entendimento versus as respostas de grande complexidade: “- Como podemos definir uma coisa, quando não dispomos dos termos de comparação e usamos uma linguagem insuficiente?......(ainda com relação a questão 82) É uma matéria quintessência, para a qual não dispondes de analogias, e tão eterizada que não pode ser percebida pelos vossos sentidos......(indo para o fim da resposta) Não podemos defini-los, a não ser por meio de comparações sempre imperfeitas ou por um esforço da imaginação.”

Aqui encerramos, por enquanto, esse nosso estudo, sempre com a expectativa de retornamos ao assunto para fortalecer o nosso aprendizado sobre a Espiritualidade.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Obaluayê/Nàná/Lonã

“Paz e Bem”