sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NASCER, CRESCER, MORRER, RENASCER AINDA E PROGREDIR SEMPRE, TAL É A LEI.

“NASCER, CRESCER, MORRER, RENASCER AINDA E PROGREDIR SEMPRE, TAL É A LEI. (“NAÎTRE, MOURIR, RENAÎTRE ENCOREET PROGRESSER SANS CESSE TELLE EST LA LOI.”)


Sérgio Pereira

Palestra proferida na Sessão Mediúnica de 16/11/2012.



Muito se ouviu dizer, e muitas são as pessoas, principalmente espíritas que em suas palestras atribuem essa frase sendo como autor ALLAN KARDEC. A frase em foco andava no ar, e não é de Kardec, como pretendem alguns, e pode ser encontrada, com algumas variantes, em citações bem anteriores à desencarnação de Kardec, como, por exemplo, na obra “Clê de la Víe”, de Louis Michel, organizada por C. Sardou e L. Pradel, editores, Rue du Hassard, 9, Paris, datada de 1º de agosto de 1857, p. 570. Essa mesma frase foi pronunciada pelo Sr. Sabò em discurso na presença de Kardec, no dia 14 de outubro de 1861, na Reunião Geral dos Espíritas de Bordéus.Finalmente em 1870, ela foi esculpida no frontispício do dólmen de Kardec, sobre seu túmulo em três linhas:

NAÎRE, MOURIR, RENAÎTRE ENCORE

ET PROGRESSER SANS CESSE

TELLE EST LA LOI



Em verdade essa Lei da qual estamos tratando dos dá um norteamento básico extremamente seguro para entendermos bem as nossas existencias passadas, presente e futuras e o comportamento que devemos ter durante as mesmas. Essa Lei foi revelada seja por intuição, por inspiração, ou seja, por meio mediúnico, de várias formas mas tendo o mesmo sentido. Trazendo em seu âmago a mesma mensagem. Vejamos:

[…] para ir a ele, é necessário nascer, morrer e renascer até que se tenha chegado aos limites da perfeição, […] (KARDEC, A. Revista Espírita 1861. Araras, SP: IDE, 1993, p. 331);

Tudo, tudo, na grande unidade da Criação, nasce, existe, vive, funciona, morre e renasce para a harmonia do Universo, […] (ROUSTAING, J. B. Os quatro evangelhos – revelação da revelação. Vol. 1. Rio de Janeiro: FEB, s/d., p. 323);

[…] para chegar a ele, teria o homem que nascer, morrer e renascer até atingir os limites da perfeição. […] (ROUSTAING, J. B. Os quatro evangelhos – revelação da revelação. Vol. 1. Rio de Janeiro: FEB, s/d., p. 387).

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

ORIENTADOR ESPIRITUAL

ANO DE YEMANJÁ/OSALÁ/AJELÚ

“EU SOU! EU POSSO!”