sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SÁNGÒ



SÁNGÒ


Sérgio Pereira/Kajaide.

Texto proferido na Sessão Mediúnica de 30/09/2011.



Força, justiça, poder, vaidade, alegria,


Grandes conquistas, sempre vitorioso,


Senhor do Trovão, o mágico.


O amor e a justiça, são os elementos primordiais desse ancestral e Orisá de uma personalidade expansiva e incontrolável, como são expansivos e incontroláveis os coriscos, as trovoadas e o fogo.

O poder de Sángò habita nos meteoritos e pedras de raio, real e simbolicamente. Nelas encontramos o asé de Sángò. Quando o culto se celebra sobre a pedra, não se dirige à própria pedra mas ao Orisá que a tem como lugar de vibração.

Jamais poderemos compreender a justiça sem o amor, pois justiça sem amor é tirania. E como o amor é liberdade, fazer justiça é criar momentos e espaços de liberdade. Aprendemos que devemos que: “bondade se paga com bondade. Maldade se paga com muita justiça.”

Viver Sángò é viver a experiência das relações de verdade e do confronto desta verdade feita amor e justiça. Temer Sángò é temer a violência das suas reações quando a verdade é negada, o amor é escamoteado e a justiça exercida como privilégio e abuso de poder.

Aquele ou aquela que não é capaz de produzir a ternura humana com a natureza e com os seus semelhantes, é impotente pçara viver e conhecer os mistérios do amor e da justiça de Sángò.



Bibliografia:

BOTAS, Paulo Cezar Loureiro – Carne do Sagrado e Dun Ara: devaneios sobre a espiritualidade dos Orixás. Rio de Janeiro, 1996.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Ibeiji/Elegbara/Mercúrio
"Eu Penso! Eu Faço!"