sexta-feira, 16 de julho de 2010

O GUERREIRO E O COCHEIRO.

O GUERREIRO E O COCHEIRO.

SÉRGIO PEREIRA
(INSPIRADO NA MITOLOGIA INDIANA)
TEXTO PROFERIDO NA SESSÃO MEDIÚNICA DE 16/07/2010.


ESTÁ PARA ESTOURAR UMA GUERRA ENTRE O BEM E O MAL EM QUE ESTARÁ EM JOGO A SORTE DO MUNDO.
O DEUS KRISHINA OFERECE A ARJUNA, O GUERREIRO SUBLIME, SEU MELHOR AMIGO E CUNHADO, UMA ESCOLHA ESTRANHA E A PRIMEIRA VISTA PERIGOSA: O QUE VOCÊ PREFERE, DIZ ELE, TODOS OS MEUS SOLDADOS, EQUIPADOS E COMBATIVOS, OU EU, KRISHINA, ABSOLUTAMENTE SÓ E SEM ARMAS?
SEM MUITO PENSAR O SUBLIME GUERREIRO ARJUNA ESCOLHE CONFIANTEMENTE O SEU CUNHADO O DEUS KRISHINA, NÃO POR ELE SER UM DEUS, ELE RESPONDE: “QUERO VOCÊ KRISHINA COMO MEU COCHEIRO”.
AS RAZÕES DESSA ESCOLHA, SÃO BEM MAIORES E MAIS PROFUNDAS DO QUE SE POSSA IMAGINAR.
ARJUNA ESCOLHE O GUIA ESCLARECIDO E NÃO A FORÇA MACIÇA. ARJUNA ESCOLHE O CONSELHEIRO, O AUSTUCIOSO IMPREVISIVEL E O HÁBIL PORTADOR DA SORTE. ARJUNA SENTE EM SEU AMIGO UMA QUALIDADE SUPERIOR E SECRETA DO ESPÍRITO. ELE ESCOLHE, PORTANTO, A FORÇA DO ESPÍRITO CONTRA A FORÇA DAS ARMAS. ELE ESCOLHE UM NOTÁVEL ESPECIALISTA.
ANTES MESMO DO INÍCIO DA LUTA, ELE RECEBE DOS LÁBIOS DE KRISHINA, AGORA SEU COCHEIRO, O BHAGAVAD-GITA INTEIRO. E DIZ: CONFIO EM QUEM SABE DOMINAR MEUS CAVALOS, SEJAM ELES VÍSIVEIS OU INVISIVEIS.
ESSE MITO NOS FAZ ENTENDER QUE: NÃO DEVEMOS CONDUZIR OU DEIXAR CONDUZIR NOSSO CAVALO QUEM NÃO SABE CONDUZIR A SUA PRÓPRIA VIDA. O CONHECIMENTO É MAIS FORTE DO QUE A FORÇA BRUTA.
ESTE MITO TAMBÉM NOS REMETE A UMA OUTRA PARÁBOLA. HAVIA UM HOMEM SANTO INDIANO, EM VISITA A UMA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA E ROMANA E, VIU QUE OS VISITANTES ASSENDIAM VELAS E DEPOSITAVAM DINATE DA IMAGEM DE SÃO JORGE, O SANTO GUERREIRO, ONDE APARECE O GUERREIRO ESPETANDO UMA LANÇA EM UM DRAGÃO. ELE, ENTÃO, PEDIU SUAVEMENTE AOS DEVOTOS QUE FOSSEM COMPRADAS 3 VELAS E AS ACENDESSEM, DIZENDO: UMA É PARA O SANTO, QUE FOI MÁRTIR; A OUTRA É PARA O DRAGÃO, POIS QUE, NO ORIENTE, NINGUÉM PENSARIA EM DEIXAR QUE FOSSE APAGADA A CHAMA DO DRAGÃO. SERIA ABSURDO ELIMINAR ESTE FOGO ASSUSTADOR MAS ENÉRGICO, ESTA AGITAÇÃO, ESTA FORÇA, PARA DEIXA-LO INCAPAZ E SEM VIGOR.AO CONTRÁRIO, É PRECISO CONSERVA-LA, DIRIGI-LA, DOMINA-LA, CONTROLÁ-LA.
TODOS FICARAM MEDITANDO SOBRE ESSA NOVA ÓTICA DO SANTO GUERREIRO SOBRE O CAVALO ESPETANDO O DRAGÃO.
INTERROGADO SOBRE PARA QUEM ACENDER A TERCEIRA VELA, SWAMI RESPONDEU: E PARA O CAVALO, AFINAL ELE TAMBÉM DESEMPENHOU UMA IMPORTANTE TAREFA NAQUELE CONTEXTO FORMANDO O TODO.
SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE YEMANJÁ/VÊNUS
"EU POSSO! EU POSSO!"