segunda-feira, 14 de junho de 2010

COMO POSSO PROSPERAR???

COMO POSSO PROSPERAR???

Texto proferido na Sessão Mediúnica de 11/06/2010.

Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos, hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados. Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, produz laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo. Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa. A raça, e a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos. Onde está, então, a diferença? A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida para prosperarem:
1) A educação e ética, como princípios básicos.
2) A integridade.
3) A responsabilidade.
4) O respeito às leis.
5) O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6) O amor pelo trabalho.
7) O esforço para economizar e investir.
8) O desejo de superar.
9) A pontualidade.
Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. O Brasil é rico em sua flora, fauna, rios, costa oceânica, pedras e minerais preciosos e semipreciosos. Somos pobres porque nos falta atitude para prosperar. Nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e prósperas. Muitos preferem se alienar em uma religião que lhes tira o pouco de dinheiro que tem prometendo-lhes mil e outras vantagens em NOME DO SENHOR JEUS. SOMOS ASSIM POR QUEREMOS TOMAR VANTAJEM SOBRE TUDO E TODOS. SOMOS ASSIM POR VER ALGO QUE ESTÁ MAL E DIZER: “DEIXA COMO ESTÁ”. DEVEMOS TER ATITUDES E MEMÓRIA VIVA SÓ ASSIM MUDAREMOS EM PRIMEIRO LUGAR A NOSSA VIDA PRIVADA E DEPOIS A NOSSA NAÇÃO.
Os pensamentos geram atitudes. Atitudes geram hábitos. Hábitos geram um estilo de vida. Estilo de vida é o reflexo do caráter. O caráter de uma pessoa é o reflexo daquilo que ela pensa. E nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos. A falta de princípios é a raiz da miséria. PENSE NISSO.

Kajaide/Sérgio Pereira
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“Eu Posso! Eu Posso”.

A CANÇÃO DOS HOMENS!

A CANÇÃO DOS HOMENS.

Tolba Phanem
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 04/06/2010.

Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para dentro de uma mata com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a “canção da criança”.
Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção.
Logo, quando a criança começa sua educação, já tem um entendimento razoável da vida, a comunidade se junta e lhe ensina e cantam sua canção e ela aprende.
Quando se torna adulto, a comunidade se junta novamente e canta a “sua canção”. Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta novamente a “sua canção”.
E finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família, amigos e toda a comunidade do povoado aproximam-se e, igual como em seu nascimento, em sua infância, em rito de passagem para adulto, em seu casamento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na "grande viagem".
Mas nesta tribo da África há outra ocasião na quais os homens cantam a canção.
Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e toda a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor e ,então, lhe cantam a “sua canção”, também.
“A tribo reconhece que a correção para as condutas anti-sociais não é o castigo pelo castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém, nada. Nem homem, nem animais, nem algo que se move ou está estático. Deixa cada um levar livremente a sua vida, pois, estando em paz consigo, está em paz com o todo".
Teus amigos conhecem a "tua canção" e a cantam quando a esqueces.
Eles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou às escuras imagens que mostras aos demais quando passas por essas fazes trevosa da vida.
Porque eles através da “tu canção” recordam tua beleza quando te sentes feio; tua totalidade quando estás quebrado; tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“EU POSSO. EU POSSO!”

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO!

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO!
(autor desconhecido)
Texto proferido em Homenagem aos Pretos e Pretas Velhas, em 28/05/2010.


Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste Preto Velho chorava.
De seus “olhos” molhados, furtivas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as....Foram sete.
Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei: “Fala, meu Preto Velho, diz ao teu filho porque extremas assim uma tão visível dor?”.
E ele, suavemente respondeu: “Filho, já deves ter notado multidão de pessoas que entram e saem dos templos, igrejas, centros espíritas, casas espiritualistas e tantos outros lugares que falam e fazem algo e nome de Deus? Pois é meu filho, as lágrimas contadas por ti estão distribuídas a cada uma delas.
A PRIMEIRA LÁGRIMA eu dei aos indiferentes, que vão em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber.
A SEGUNDA LÁGRIMA é para os eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.
A TERCEIRA LÁGRIMA distribuí aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.
A QUARTA LÁGRIMA, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
A QUINTA LÁGRIMA, bem, esta chega suave, tem o riso, o elogio da flor nos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na Umbanda, nos teus Caboclos, nos teus Pretos Velhos, nos teus Esús, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo. E se nada eu obtiver vou fazer critica contra esse grupo.
A SEXTA LÁGRIMA, essa eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, de religião em religião, indo de cartomante aos Ufólogos, na verdade não acreditando em nada, apenas buscam aconchêgos e conchavos e seus olhos revelam um indisfarsável interesse em tirar proveito de tudo e de todos.
A SÉTIMA LÁGRIMA, bem, notas como foi grande e como deslizou pesada? Sim, foi a última lágrima, aquela que vive nos “olhos” de todos os Orisás. Fiz doação dela aos médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam às doutrinas. Esquecem, que existem tantos irmãos encarnados precisando de amparo material e espiritual e muito mais irmãos na espiritualidade precisando de caridade.
Assim sendo, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO!
SARAVÁ!
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemojá/Vênus
"Eu Posso!Eu Posso"!

ESCUTATÓRIA!

ESCUTATÓRIA
Rubem Alves
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 21 de maio de 2010.

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia. Parafraseio o Alberto Caeiro: Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade...
A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor... Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração... e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor...
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade. No fundo, pensamos ser os mais bonitos, os mais inteligentes...
Tenho um velho amigo, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64. Contou-me de sua experiência que teve com os índios: Reunidos os participantes da tribo, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio para depois um dar o sinal e falar e todos escutam, mesmo que não concorde com o que está sendo dito. Todos os que quiserem falar podem, porém, um de cada vez...sendo ouvido pelos demais. Isso se assemelha aos pianistas, por exemplo, que antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio... Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas. O silêncio do grupo indígena reunido fica assim a espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos... Pensamentos que ele julgava essenciais. São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.
O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo àquilo que você falou. E, assim vai à reunião. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.
Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades. Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado. Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou. Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. E isso mostra a vaidade, arrogância e falta de humildade, porque, o que ele for falar também outros certamente já pensaram ou já ouviram falar. Não devemos nos “achar” o inédito no que pensarmos ou falarmos. Sempre haverá quem nos antecedeu naquilo que estamos falando.
Por fim posso afirmar que ouvir mais do que falar é um bom método de aprendizado.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“Eu Posso! Eu Posso!”

AOS 34 ANOS DO CPPE CARIDADE

C.P.P.E. - CARIDADE

Centro de Pesquisas e Práticas Espiritualistas Caridade. Um momento especial de renovação para nosso espírito na abertura dos trabalhos espirituais do ano 2010 em nossa casa espiritualista. Iniciamos com as comemorações pelo seu 34º aniversário, porque, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO na Sua infinita sabedoria, deu à Natureza, a capacidade de desbrochar a cada nova estaão e ao homem a capacidade de recomeçar a cada tempo.
Desejo ao CPPDE CARIDADE, um ano cheio de amor e alegrias tanto ao corpo mediúnico da Primeira Corente quanto da Segunda Corrente. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições. Sorrir por novos motivos e chorar por outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes por todas as graças que recebemos da Espiritualidade Maior. Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte e destemido.
É ser rima, é ser verso, é sentir Deus em si e no universo.
Parabéns a esta casa espiritualista que atua ininterruptamente durante esses 34 anos, pelo seu dia grandioso e especial para mim e minha família que há anos estamos e temos a oportunidade de fazer parte com orgulho. Parabéns ao nosso Orientador Espiritual Kajaide/Sérgio Pereira, por se colocar à disposição da Espiritualidade Maior para a grandiosa e dificil tarefa de fundador, Orientador e dirigente desta Casa que nos permite re-ligarmo-nos com nossa essencia primária, ou seja, a nossa condição de seres de luz, energia, espírito. Votos também de parabéns ao nosso II Sacerdote Nei d'Osalufa pelos anos de dedicação e fidelidade nas fileiras de nossa casa espiritualista nos dando um exemplo a ser seguido de companherismo e humildade. Por último e o mais importante dos parabéns a Cúpula Espiritual desta casa, em especial ao "Seu Pena Verde", o grande Mentor Espiritual da Casa e a sua falange; ao Pai João, a Vó Rita do Bom Jesus dos Navegantes, ao Trunqueiro Maior da Casa Esú Tirirí, ao Caboclo Urbatã de Yemanjá, ao Pai Joaquim da Guiné e a todos os obreiros espirituais que por amor vem ao nosso auxílio, sempre nos presenteando com significativas lições e ensinamentos de vida.
CPPE CARIDADE, 34 ANOS DE AMOR,ENSINAMENTOS,FÉ,DISCIPLINA E CARIDADE.

ANDRÉ D'SÁNGÒ AIRÁ
ANO DE YEMOJA,VÊNUS
"EU POSSO! EU POSSO!"

A CIÊNCIA MÉDICA ESTÁ VOLTADA PARA A MEDICINA ESPIRITUAL.

A CIÊNCIA MÉDICA ESTÁ VOLTADA PARA A MEDICINA ESPIRITUAL.

(Texto extraído da Revista IstoÉ, Maio2008, complementado por Sérgio Pereira)
Palestra proferida em Sessão Mediúnica de 30/04/2010.

Além do corpo a medicina espiritual desperta cada vez mais interesse.
Dois eventos científicos serão realizados para discutir o tema, enquanto centros espíritas que oferecem tratamento estão lotados.

Nesta semana, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, uma das mais importantes da América Latina – será sede de um encontro que, anos atrás, dificilmente ocorreria em suas instalações. No sábado 31/05/2008, médicos, estudantes e outros profissionais da saúde estarão reunidos em um dos auditórios da instituição para participar do 1º Simpósio de Medicina e Espiritualidade, organizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo. O objetivo do encontro é fazer uma revisão da literatura científica sobre o tema e confeccionar uma proposta de inclusão da disciplina "medicina e espiritualidade" no currículo das escolas médicas. A realização do evento dentro da USP é sintomática. Mostra que a comunidade científica começa a se abrir para o estudo dos fenômenos que envolvem a crença em um mundo espiritual e suas repercussões na saúde.
Outra evidência da crescente importância do tema será a realização, também na capital paulista, em junho de 2008, do IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil. O encontro reunirá 2,5 mil profissionais brasileiros e do Exterior. O evento trará cientistas de instituições estrangeiras respeitadas, como o médico Harold Koenig, diretor do Centro para o Estudo da Religião/Espiritualidade e Saúde da Universidade de Duke (EUA). Boa parte dos especialistas estrangeiros não segue o espiritismo, doutrina que conta com mais de dois milhões de adeptos no Brasil. Ela é baseada na crença da existência e imortalidade do espírito, na sua capacidade de influenciar a vida e a saúde dos habitantes na Terra e na possibilidade de comunicação com eles. A realização dos eventos é apenas uma mostra do crescimento da medicina espírita no Brasil. Outra prova da sua força é o aumento do número de associações médico-espíritas. Em 1995, existiam 9 entidades. Hoje, são 30. Essas entidades reúnem profissionais que praticam a medicina convencional, mas usam sua crença para tentar melhorar a saúde do paciente que quiser receber esse atendimento. De acordo com eles, o organismo pode ser influenciado por espíritos que partiram da Terra – chamados de desencarnados – ou por pensamentos das próprias pessoas. "Indivíduos que guardam mágoas, por exemplo, sofrem alterações químicas que podem levar ao aparecimento de doenças ou ao seu agravamento", diz Kátia Marabuco, oncologista da Universidade Federal do Piauí. “Nós, espíritas, também acreditamos que as pessoas negativas podem atrair espíritos desencarnados que contribuem para o surgimento de desequilíbrios físicos e mentais", explica. A tática dos profissionais que seguem a doutrina é adotar medidas preconizadas pelos espíritos para reverter esses quadros. Uma delas é fazer a aplicação de passes (imposição de mãos para energização e transferência de bons fluidos). É dessa forma que muitas pessoas tratam a depressão e outros problemas, obtendo ótimos resultados. Também muitas pessoas reúnem-se em grupos de oração e rezam por outras pessoas pedindo a intercessão dos benfeitores espirituais no auxilio psicológico e espiritual na medida do merecimento por quem se está orando.
Essas práticas também fazem parte do tratamento aplicado nos hospitais espíritas existentes no País. Hoje, há 100 instituições do gênero. A maioria delas é destinada à assistência psiquiátrica. Nesses locais, o doente é submetido ao tratamento tradicional – o que inclui remédios e terapia psicológica – e, se desejar, cuida do espírito. Uma dessas instituições é a Fundação Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, em Guarulhos (SP). Na instituição moram cerca de 700 portadores de deficiências mentais e outros 500 são atendidos no ambulatório. A maior parte nasceu com paralisia cerebral.
Em Pelotas/RS tem o Hospital Espírita, onde compartilha a medicina com a prática espiritual. Em Florianópolis, SC, existe um hospital espiritualista dedicado ao tratamento do câncer, utilizando a medicina e técnicas espiritualistas. Lembramos sempre que o tratamento espiritual não exclui o tratamento médico convencional. O paciente deve continuar com os remédios prescritos pelo médico, aliado a aplicação de passes. Se houver obtenção de sucesso, ou seja, na melhora ou na cura, não é mérito de um lados que foi melhor do que o outro, mas sim, ambas as equipes material e espiritual e o paciente são os vencedores, porque todos somaram esforços para o mesmo fim.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Yemanjá/Vênus
“EU POSSO! EU POSSO!”

MENSAGEM ALUSIVA AOS 34º ANIVERSÁRIO DO CPPE CARIDADE

MENSAGEM ALUSIVA AO 34º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS ESPIRITUALISTAS – CARIDADE
Sérgio Pereira
16/04/2010


Em 12 de Abril de 1976 estava sendo assentada a Pedra Angular desta Casa Espiritualista, aqui na cidade de Pelotas. Há 34 anos atrás o então jovem Sérgio Pereira, como é conhecido, não vislumbrava ao certo grande responsabilidade do que estava assumido. Em verdade, ele seguia obediente a orientação de seus Benfeitores Espirituais que em equipe lhe propusera o convite para desenvolverem em conjunto uma atividade com aspectos religiosos, no sentido de religar o humano com seu lado divinal, passando para isso por etapas que necessita de um aprendizado de estudos, pesquisas e práticas espiritualistas. Surgia assim o CPPE – CARIDADE. Como já dissemos uma casa de cunho espiritualista, facilitadora em albergar seres inteligentes do universo e de seus vários mundos, oportunizando o trabalho de burilamento de si Pedra Bruta em Pedra Polida. Para tanto, essa instituição recebeu duas colunas: a DISCIPLINA e a CARIDADE (AMOR) para sustentação de seus ideais que se estende do Oriente para o Ocidente irradiando-se em todas as direções dos Pontos Cardeais. Dentro das paredes dessa Casa ao longo de vários anos temos recebido Instruções competentes que possibilita a transformação do nosso EU amalgar em si os princípios da LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE, perseverando no exterioramento das VIRTUDES que cada ser humano trás dentro de si. Esta Casa não foi fundada para desfraldar bandeira de nenhuma religião, apesar de se ocupar de re-ligar, de conectar, de plugar o lado humano com o seu lado divinal, recebendo para isso, Instruções. Instruir significa ensinar, isto é, provocar responsabilidades, e distribuir ensinamentos. Aquele que ensina, também é ensinado. Muito mais que mostrar o caminho, aquele que se predispõe a “ensinar”, abre espaço para adquirir; mutuamente dando e recebendo, e assim, ambos os lados são favorecidos. Isso implica que somente juntos, de mãos dadas, em corrente fraternal, é que se consegue o verdadeiro aprendizado. O instrutor se doa, e recebe a troca: o receptor recebe e devolve, ao informar e repassar o aprendizado. Nisso se encerra o PRINCÍPIO DA PROSPERIDADE: “Repartir, para somar.”

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE YEMANJÁ/VÊNUS
“EU POSSO! EU POSSO!”

ORIENTAÇÃO PARA O ANO SOLAR E LUNAR DE 2010.

ORIENTAÇÕES PARA O ANO SOLAR E LUNAR 2010

Orisá Regente: YEMANJÁ/YEMOJA.
Planeta Regente: VÊNUS
Rege os Signos: TOURO E LIBRA.
Ano Lunar: TIGRE DE METAL.
Cor do Ano: AZUL MAR, VERDE MAR E CIANO.
Cores secundárias: BRANCO E TODA NUANCEM DE AZUL, VERDE E ROSA.
Natureza: FEMININA, MAGNÉTICA, YIN, FRIA..
Qualidades Humanas: ELEGANCIA, SENSUALIDADE, AGRADABILIDADE, BELEZA, CHARME, POSTURA, FINEZA, SEDUÇÃO.
Aspectos Negativos: DEPRAVAÇÃO, PREGUIÇA, RELAXAMENTO, VIDA FÁCIL, LUXÚRIA, FRIVOLIDADES, SEDENTARISMO, AUMENTO DE PESO CORPORAL.
Arquétipo: ESPÍRITO SUSCEPTIVE,.INTELIGENTE E ATIVO.
Anjo Cabalístico:ZACARIEL (ANJO DOS AMORES)
Dia da Semana: SÁBADO.
Elemento Natural: ÁGUA SALGADA e TERRA.
Metal: PRATA E COBRE.
Pedra: ÁGUA MARINHA, QUARTZO ROSA, LÁPIS-LAZÚLI, ESMERALDA, CRISTAL, JADE, PÉROLA.
Polaridade: PASSIVA, NEGATIVO OU NEUTRO.
Numerologia: 3, 6, 8, 10, 30 e 40.
Palavra de Força: “EU POSSO! EU POSSO!”

Salientemos antes de qualquer coisa que NÃO somos profetas, que o que aqui está contido NÃO se trata de PROFECIA E/OU PREVISÃO, mas sim apenas ORIENTAÇÕES. Esperamos dessa forma estar dando uma parcela de contribuição, que venha de alguma forma favorecer positivamente a vida entre humanos e tudo o que está no planeta Terra, mas lembramos que todos têm o seu livre arbítrio e consciência, siga o que ela determinar e responda pelas suas atitudes dignamente.
O ano de 2010 será regido por uma energia Orisá proveniente da casa de Yemanjá/Yemoja, tendo como planeta reinante Vênus, O qual rege os signos de Libra e Touro. Nossa perspectiva de novo ciclo se baseia sempre pelo calendário astrológico que figora com o inicio do primeiro signo em 21 de Março, que é Áries, do Elemento Fogo, e tendo como astro Marte. Um ano de Yemanjá/Vênus deve ser olhado e vivido com muito cuidado. Como tudo que existe no universo, segue sempre diretrizes que se baseiam nas leis das Ciências já conhecidas pelos humanos, e uma delas é de extrema fundamentação, AÇÃO E REAÇÃO. Não se engane, por tanto, que o ciclo que está por vir seja tudo “pão e mel”, por estar ligado a uma energia feminina. Há de se observar o que diz o arquétipo da energia Yemoja/Vênus. Apesar de ser uma “grande mãe”, tem como princípio “criar e manter seus filhos dentro da disciplina, ordem e ética”, sendo que para isso ocorrer se for necessário, eles sofrerão os corretivos próprios de acordo com suas faltas. É uma energia que vibra pelo equilíbrio, pela paz, justiça e harmonia tanto para o ser individualizado como para a coletividade. A quebra dessas virtudes responderá com responsabilidade quem o fizer. Nesse novo ciclo é importante que cada vez mais os grupos que prezam o Bem Maior se unam em afeto com seus pares, e se fortifiquem em amar e ser amado, atraindo equilíbrio, satisfação e paz. É um tempo para expandir a beleza no relacionamento, nas artes, no comportamento social e espiritual. Procurem se aprimorar no bem tratar a si e aos outros, e a arte da diplomacia, com isso só tem a somar pontos positivos e sendo bem tratada e querida a sua alta estima passa a lhe retribuir a valorização que está fazendo por ela. É interessante neste período se dedicarem a busca do conhecimento intelectual, do conhecimento de tudo que está ocorrendo ao seu redor, das novas tendências, do conforto que melhor lhe sirva para viver. Se atualizar com a informática e novos meios que facilitam a vida terrestre. Não se deixem levar por ondas de catástrofes, de fim de mundo, de destruição total, de sumiço da humanidade. Não temos nenhuma informação dessa natureza e como não somos APOCALIPTICOS (revelação de catástrofes seja para um povo, para um pais, para um continente ou para o planeta), o que nos é passado é que tudo está dentro do natural, mesmo que o eixo da Terra mude a sua posição e que com isso naturalmente é necessário ocorrer novas configurações geográficas do planeta. É cada vez mais urgente o humano colocar sua inteligência e sabedoria em ação. Quem constrói castelo de areia na beira da praia espera o que? A resposta está na capacidade de inteligência de cada um. O que está acontecendo com o planeta Terra é decorrente da agressividade por parte dos próprios terráqueos que a milhares de anos exploram indiscriminadamente a casa que lhes foi oferecida. Mesmo com o surgimento da Ciência Ecológica o humano letrado, mas ganancioso, continua a explorar sem critério a Gaya, ferindo-a em determinados setores mortalmente. E espera o que? Para essa resposta não é necessário ser um sábio, vidente ou qualquer outro que prediga o futuro. É sim, antes de tudo uma educação comportamental, ter hábitos de preservação e respeito pelo planeta a onde habita. Se isso não fosse de extrema importância as potencias dos países da Terra, não se reuniriam para grandes e decisivas posições frente ao que cada um tem que fazer para a manutenção pelo menos do equilíbrio terrestre. Assim como cada ciclo traz em seu programa avanços na evolução em todos os sentidos, igualmente traz reações contrárias que vão atingir aqueles que vibram nessa faixa, dando a eles com aos primeiros a qual caminho deseja trilhar, cabendo cada um responder com responsabilidade por sua escolha. Não tem como ficar parado ou omisso, de algum lado o humano ficará. As mudanças fazem parte do crescimento evolutivo do universo, em qualquer setor da vida. Uns subindo outros descendo, uns chegando outros partindo, uns fazendo outros destruindo, o novo surgindo e o inútil desaparecendo. Se não está tudo em equilíbrio as crises aparecem, os desajustes se conflitam e se sucedem até encontrar um meio termo que se ajuste para o bem do todo. E isso acontece na vida privada de cada indivíduo como na da coletividade humana. Portanto, tem muita coisa boa que pode ser experienciado nesse ano de Yemanjá/Vênus, mas tem sim a sua contrapartida, e que são bem marcantes para aqueles que teimam em causar o caos, como o abuso do poder, a banalidade da agressividade, o consumo de drogas, a atuação sem escrúpulos, a ganância usando a religião como fonte de arrecadação e dominação de mentes, a mentira propagada como verdade. Não é porque encerra um ciclo e começa um novo que tudo o que ocorreu no anterior ficou apagado, pelo contrário, os reflexos, os respingos, as reações perduram no novo ciclo e neste se renovam as oportunidades de redenção em busca por novos e melhores caminhos para uma melhor vida no planeta. É necessário o cuidado com as taxas hormonais humanas, o combate as viroses com um programa de hábitos e costumes, lembrando sempre que se está combatendo seres vivos que também lutam por manter sua espécie e para tanto buscam através da mutação sua perpetuação. Já foi dada uma prévia de como agir frente a uma pandemia virulenta. O combate ao mosquito é de suma importância para que não se dissemine o agente infeccioso causador da Dengue Em cima disso é trabalhar, melhorar e se capacitar mais para novos enfrentamentos. Há muito estamos vindos orientar quanto ao modo de se alimentarem, mostrando que a vida orgânica pode ter uma longevidade maior de que está atualmente. Isso tudo não pode ser feito isoladamente, é necessário estar sempre associado com outras atitudes de bem viver, como alimentação+exercício sem impacto+mente arejada+emoção equilibrada+espiritualidade raciocinada. Dessa forma as possibilidades de uma vida saudável é fato realizável. Não esquecendo que a Terra vive a Era de Aquários e está sendo povoada por Espíritos de grau mais avançado, uma vez que ela está saindo do estágio de planeta de provas e expiações. Estudem sobre o assunto e não se marginalizem. Lembramos que determinados astros levam alguns anos pra alterar seu trânsito sobre as casas do zodíaco, sendo assim, determinadas coisas não se apagam como o sopro sobre a chama de uma vela, portanto, as convulsões sociais continuarão, bem como, as crises entre povos, dívidas que surgem pela má administração, cobrança de competência aos que teimam em não agir com tal virtude, a Natureza reagindo ao ato predatório que vem acontecendo com ela, quebra de paradigmas para dar avanço ao novo e ao melhor, roubos, agressões, violências e tudo o que cada um escolhe em fazer de acordo com a sua liberdade e pensamento. Se para algumas sociedades humanas falta e liberdade física do individuo, uma coisa é certa, a sua mente sempre será livre para ir a onde quiser, ninguém consegue aprisioná-la, então, o ato de buscar e fazer o bem depende de cada um. E todos responderam pelos seus atos. Se dissermos que o ano de Yemanjá/Vênus, seja, entendido como a Pequena Estrela Benéfica não estaremos faltando com a verdade. Como todos já sabem, cada um tem que fazer por si aquilo que lhe compete, retirando de sua existência velhos hábitos que estão enraizados entravando a sua evolução, crescimento e avanço para o lado bom da Vida. É um trabalho árduo, bem sabemos isso acontece com todos e em todos os lugares do universo. Largar usos e costumes obsoletos, estagnados, mentiras, hipocrisias, crendices em besteiras que a vida toda acreditou como se fosse verdade. Retirar de sua mente e atitudes coisas rançosas, estúpidas, mal educadas que lhe torna grosseira e mal humorada, afastando não só as pessoas de um plano da vida como de outros que poderiam estar ao seu lado num intercambio de parceria mútua e não estão por não encontrar em você uma ressonância de compatibilidade. Retire de uma vez por todas de sua vida essas coisas que só lhe tem feito retardar sua caminhada evolutiva. Isso é o que neste momento tínhamos para ORIENTAR a esse grupo com o qual nós viemos nos ocupando no Tempo.

KAJAIDE/SÉRGIO PEREIRA
ORIENTADOR ESPIRITUAL
ANO DE OSALÁ/SOL
"EU PENSO! EU FAÇO!"

MEU FILHO E AS MANHÃS.

MEU FILHO E AS MANHÃS.

Texto proferido na Sessão Mediúnica de 11 de dezembro 2009.

Hoje pela manhã, como de costume, antes de sair para trabalhar, visitei o quarto de meu filho. Considero uma espécie de ritual sagrado de todas as manhãs: chegar bem perto de seu berço, ajeitar sua coberta com cuidado, aninhá-lo com carinho para que não se descubra. Passo então minhas mãos, algumas vezes, sobre seus cabelos macios, e digo em pensamento: “Como eu te amo! ”Ele normalmente se move com suavidade, como se reagisse de alguma forma ao estímulo externo durante o sono. Continua ali, em silêncio, em paz, preparando seu corpinho e sua alma para mais um dia de descobertas felizes. Despeço-me, procurando não fazer ruídos, e saio porta afora com a alma leve, pronto para enfrentar mais um dia no mundo. Da próxima vez que o vir, mais tarde, ele já estará desperto, correndo pela casa, brincando com seus carrinhos, e irá me conceder mais uma alegria: a de receber seu sorriso, que sem dizer nada, diz tudo. Por mais que alguns dias sejam difíceis, por mais que as batalhas sejam ferrenhas e desgastantes, e tudo se acalma, tudo se conforta naquele sorriso. Os sorrisos de criança têm um poder quase mágico, e os de nossos filhos mais ainda. Eles parecem querer nos fazer perceber que, por mais que a vida seja tormentosa, cheia de pequenos e grandes espinhos que provocam dor, muita alegria ainda existe. Por mais que neste exato instante existam “n” pessoas desejando não mais viver, se enfraquecendo nas lutas, desejando desistir, existem outras tantas almas agradecendo pela vida, num júbilo contagiante. E tenho certeza de que “ser pai ou mãe” é mais um desses motivos de alegria plena, de gratidão a Deus, e mais uma das muitas razões que temos para continuar sempre, sem desistir. Meu filho e as manhãs me ensinam sempre esta lição preciosa, a da renovação, do renascimento da água e do Espírito. Muitos pais se queixam de não terem visto seus filhos crescerem. Passa tão rápido! Não me lembro mais! – são expressões que ouvimos com freqüência. Será que estamos atentos aos nossos filhos como deveríamos estar? Será que passa tão rápido assim, a ponto de guardarmos tão poucas lembranças?Ou há alguma coisa errada com o tempo, ou há alguma coisa errada conosco. Seria tão bom poder ouvir de um pai, de uma mãe: Lembro-me de cada nova conquista, de cada dia da infância, de cada nova palavra... Seria tão bom poder ouvir: Curti cada dia ao seu lado, meu filho, quando você era pequenino, como se fosse o último. Não perdi oportunidade alguma junto a você. Aproveitemos o tempo junto a eles, em qualquer idade, em qualquer condição de vida. Curtamos a existência ao seu lado, anotando no coração cada beleza, cada nova descoberta, tirando fotografias com a nossa alma – registrando no íntimo de nosso ser cada sorriso estampado no rosto de nossos afetos a cada manhã de um novo dia.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osalá/Sol
“Eu Penso! Eu Faço!"

O DESENCARNE DE CHICO XAVIER.

O DESENCARNE DE CHICO XAVIER
Mensagem Proferida na Sessão Mediúnica de 04/12/2009.


No dia 30 de Junho de 2002, nosso querido Chico Xavier retornava ao Plano Espiritual. Relembrando esta data, trago para vocês uma breve descrição do que ocorreu 'do outro lado da vida' (paralelamente ao velório nenhum plano físico): uma merecida recepção a esse maravilhoso médium, que tanto fez pela Doutrina Espírita e por nós todos ... Que todos nós possamos aproveitar para refletir ...
(Esta descrição foi realizada pelo Espírito Inácio Ferreira, e está presente no livro "Na Próxima Dimensão", Psicografado pelo médium Carlos Alberto Baccelli).
(...) No Mundo Espiritual, nosso irmão Lilito Chaves veio ao nosso encontro e anunciou o que, desde algum tempo, aguardávamos com expectativa: a desencarnação do médium Francisco Cândido Xavier, o nosso estimado Chico. O acontecimento nos impunha rápidas mudanças de planos, improvisamos uma excursão à Crosta para saudar aquele que, após um Êxito Cumprir com sua missão, retornava à Pátria de origem. Assim, sem maiores delongas, Odilon, Paulino e eu, juntando-nos a uma Plêiade de companheiros uberabenses desencarnados, rumamos para Uberaba não começo da noite daquele domingo, dia 30 de junho. A caminho, impressionava-nos o número de grupos espirituais, procedentes de localidades diversas, do Brasil e do Exterior, que se movimentavam com a mesma finalidade. Todos estávamos profundamente emocionados e, mais comovidos ficamos quando, nas vizinhanças Estacionando do "Grupo Espírita da Prece", onde estava sendo realizado o velório, com o corpo exposto à visitação pública, observamos uma faixa de luz resplandecente, que, pairando sobre a humilde Casa de Trabalho do médium, um ligava às Esferas Superiores, às Quais não tínhamos acesso.
Conversando conosco, Odilon observou: Embora, evidentemente, já desligado do corpo, nosso Chico, em espírito, ainda não se ausentou da atmosfera terrestre, os Benfeitores Espirituais que, durante 75 anos, com ele serviram à Causa do Evangelho, Estarão, com certeza, à espera de ordens superiores para conduzi-lo a Região Mais Alta ... De nossa parte, permaneçamos em oração, buscando reter conosco as lições deste raro momento.
Aproximando-nos quanto Possível, notamos uma formação de duas filas imensas, constituídas de irmãos encarnados e desencarnados, que reverenciavam o companheiro recém-liberto do jugo opressor da matéria: eram espíritos, no corpo e fora dele, extremamente gratos a tudo que
haviam recebido de suas mãos, uma vida inteira dedicadas à Caridade, nas mais sentir vivência do "amai-vos uns aos outros". Mães e pais que, por haviam sido ele consolados em suas dores; filhos e filhas que puderam reatar o Diálogo com os genitores saudosos, escrevendo-lhes comoventes páginas do Outro Lado da Vida; famílias desvalidas com as Quais repartira O Pão; Doentes confortara que Agonizantes em seus leitos; religiosos de todas as crenças que, respeitosos, lhe agradeciam o Esforço sobre-humano em prol da fé na imortalidade da alma ...Não Registramos Imediações nas, é bom que se diga, só um espírito que ousasse se aproximar com intenções infelizes. Os pensamentos de gratidão e de preces que lhe eram endereçadas, formavam um halo de luz protetor que tudo iluminava num raio de cinco quilômetros, porém essa luz amarelo-brilhante contrastava com uma faixa de luz azulínea Que se perdia entre as estrelas sem firmamento. A cena era grandiosa demais para ser descrita e desafiaria uma inspiração do mais exímio gênio da pintura que retrata tentasse-la.
Uma música suave, cujos acordes eu desconhecia, ecoava entre nós, sem que pudéssemos identificar de onde provinha, como se invisível coral de vozes infantis, volitando no espaço, Tivesse Sido treinado para aquela hora.
Espíritos mais simples que Passavam rente comentavam:"Este é dos últimos hum ... Não sabemos quando a Terra será beneficiada novamente por um espírito de tal envergadura ";" Este, de fato, procurava viver o que pregava "Quem nos agora Valera?". Muitos "Durante anos, ele matou a fome da minha família ... "Lembro-me de que, certa vez, desesperado, com a idéia de suicídio na cabeça, eu o procurei ea minha vida mudou", "Os seus livros me inspiraram um ser o que fui, Livrando-me de uma Existência medíocre"; "Quando minha avó morreu, foi ele quem pagou seu enterro, pois, à época, éramos totalmente desprovidos de recursos ";" Fundei minha casa espírita sob uma orientação de Chico Xavier, que recebeu para mim uma mensagem de incentivo e de apoio ";" Comigo, foi diferente: eu estava doente, Desenganado pela Medicina, ele me receitou um remédio de Homeopatia e fiquei bom "...

Os caravaneiros não cessavam de chegar, todos portando Carimbos Alusivos e faixas com dizeres luminosos; creio sinceramente que, em nosso Plano, jamais houve uma recepção semelhante um espírito um que tivesse deixado o corpo, após finda sua tarefa um mundo sem, com exceção do Cristo E de um ou outro luminar da Espiritualidade, ninguém houvera feito jus ao aparato espiritual que se organizara em torno do desenlace de Chico Xavier.
Com dificuldade, logrando adentrar o recinto do "Grupo Espírita da Prece", reparamos que uma comissão de nobres espíritos, dispostos em semicírculo, todos trajando vestes luminescentes permanecia, quanto nós mesmos, em expectativa. Odilon sussurrou-me ao ouvi-fazer:
- São Inácio, estas como entidades que trabalharam com ele na chamada "Coleção de André Luiz", são os Mentores das obras que o nosso André reportou para o mundo, no desdobramento do Pentateuco Kardeciano:
Clarêncio, Aniceto, Calderaro, Aulus e tantos outros ...
E aqueles que estão atrás Imediatamente? - Indaguei.
- São alguns Representantes da família do médium Fiéis e amigos de longa data.
- E onde estão Emmanuel, nosso Dr. Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo? Porventura, ainda não chegaram? ...
- Devem estar - respondeu - cuidando da organização ...
Ao lado do seu corpo inerte, nosso Chico, segundo a visão que tive, me parecia uma criança ressonando, tranqüila, no colo de um anjo transfigurado em mulher, fazendo-me recordar, de imediato, uma imagem de "Pietá", uma famosa Escultura de Michelangelo.
- Quem é ela? - Perguntei.
- Trata-se de D. Cidália, a sua segunda mãe ...
- E D. Maria João de Deus? ...
- Ao que estou informado - esclareceu Odilon -, encontra-se reencarnada não seio da própria família.
- E seu pai, o Sr. João Cândido?
- Está em processo de reencarnação, seguindo os passos da primeira esposa.
Adiantando-se, nosso Lilito indagou:
- Odilon, na sua opinião, por que o Chico está parecendo uma criança?
- Ele Necessita se refazer, pois o seu desgaste, como não ignoramos, foi muito grande, mormente nos últimos anos da vida física; nosso Chico carece de se desligar completamente ...
- Uma Perderá, no entanto, consciência de si?
- É evidente que não. O seu verdadeiro despertar acontecerá gradativamente, à medida em que se recupere da luta sem tréguas que travou ... Aliás, a Espiritualidade Superior, nos últimos três anos,
Vinha trabalhando para que uma sua transição ocorresse sem traumas, tanto para uma imensa família espírita, que o venera, quanto para ele próprio.
Inúmeras caravanas e representações continuavam chegando, formando extensas filas, que se postavam paralelas às filas organizadas pelos nossos irmãos encarnados, a comparecerem ao velório para prestar uma merecidas homenagens Chico Xavier.

Dezenas e dezenas de jovens formavam grupos especiais que vinham recebe-lo no limiar da Nova Vida, gratos por ter sido ele o seu instrumento de consolo aos familiares na Terra, quando se viram
compelidos à desencarnação ...

A tarefa de Chico Xavier - explicou Odilon, emocionado - não tem fronteiras; raras vezes, a Espiritualidade conseguiu tamanho Êxito no campo do Intercâmbio mediúnico ... No entanto a força que o sustentava nas dificuldades Vinha de Cima, pois, caso contrário, teria sucumbido As pressões daqueles que, encarnados e desencarnados, se opõem ao Evangelho. Chico, por assim dizer, ocultou-se espiritualmente em um corpo franzino e deu início ao seu trabalho, praticamente sem que ninguém lhe desse crédito quando, como trevas o perceberam, já havia atravessado a faixa dos vinte de idade e em franco labor, TENDO pronto o "Parnaso de Além-Túmulo", a obra inicial de sua profícua e excelente atividade psicográfica ...
Estávamos todos profundamente emocionados. A multidão, dos Dois Lados da Vida, e não parava de crescer, assim como nenhum Plano Físico os policiais cuidavam da organização, na Dimensão Espiritual nos em situávamos que, haviam diversas Entidades Sido encarregadas de disciplinar uma Movimentação intensa, sem que nenhum de nós se sentisse encorajado a reclamar qualquer privilégio com o propósito de uma maior aproximação. Quase todos nos conservávamos em atitude de profundo silêncio e de Reverência.
Os grupos de espíritos que haviam, ao longo de seus 75 anos de trabalho, trabalhado com o medium com exceção, evidentemente, daqueles que já haviam Reencarnado, se faziam representar pelos seus maiores expoentes no campo da Poesia e da Literatura.
Próximas um Cidália, em cujos braços descansava Chico Xavier, à espera de que o cortejo fúnebre partisse conduzindo os seus restos mortais, notei uma presença de algumas entidades femininas que eu não soube identificar.
Quem são? - Perguntei uma Odilon, que era um dos poucos dentre nós com plena liberdade de movimentar-se.
Aquelas quatro primeiras, são como irmãs nossas Meimei, Maria Dolores, Scheilla e Auta de Souza, como são demais corações maternos agradecidos que, em uma ou outra oportunidade, se expressaram pela mediunidade psicográfica do Chico nosso.
Quem estará na coordenação do evento? -, Insisti ansioso por maiores esclarecimentos.
O Dr. Bezerra de Menezes e Emmanuel, assessorados Diretamente por José Xavier - respondeu.
José Xavier? ...
Sim, o irmão do médium, que está conduzindo um grupo de espíritos amigos de Pedro Leopoldo e região, quando Chico se transferiu para a cidade de Uberaba, em 1959, os seus vínculos afetivos com uma sua terra natal não se desfizeram, os espíritas que constituíram o Centro Espírita "Luiz Gonzaga", sempre se sentiram membros de uma única família.
E que aquele casal mais próximo, de quando a quando, dialoga com Cidália?
- José Hermínio e D. Carmem Perácio, foram eles que iniciaram Chico Xavier no conhecimento da Doutrina Espírita, doando-lhe exemplares de "O Livro dos Espíritos" e de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" ... Pude perceber, com clareza, que os filamentos perispirituais que uniam o espírito recém-desencarnado ao corpo enrijecido, gradualmente se enfraqueciam, sem dúvida, o médium, assim que se lhe cerraram os olhos físicos, desprendeu-se da forma material, no entanto, Devido a
Necessidade de Permanecer durante 48 horas exposto à visitação pública, conforme era seu desejo, Exigia que o corpo, de certa forma, continuasse uma Receber suplementos de principio vital, evitando-se os constrangimentos da cadaverização. Embora aconchegado aos braços daquela que havia Sido na Terra uma segunda mãe e sua grande benfeitora, o Espírito Chico guardava relativa consciência de tudo ...As expectativas de quase todos porém, se concentravam sobre aquela faixa azulínea de luz, a qual, à medida que se abeirava a hora do sepultamento, se intensificava, tínhamos uma impressão de que aquele caminho era iluminado uma passagem para uma Dimensão Desconhecida, para a qual, com certeza, Chico Xavier haveria de ser conduzido. Dentro de poucos instantes, o silêncio se fez naturalmente maior e um venerável senhor, ladeado por Irmão José e Herculano Pires, este um dos vultos mais importantes da Doutrina nos últimos tempos, assomou discreta tribuna e começou a falar.
Quem é? Perguntei, à meia-voz ...
Léon Denis - respondeu-me Odilon com um sussurro.
"Meus irmãos - disse o inesquecível discípulo de Allan Kardec - eis que aqui nos encontramos reunidos, para receber de volta ao nosso convívio, aquele que, mais uma vez, cumpriu exemplarmente a missão que lhe foi confiada pelo Senhor de nossas vidas. Eleve-mos ao Infinito OS
Nossos pensamentos de gratidão e de reconhecimento, porquanto sabemos das dificuldades que o Espírito que moureja na Carne enfrenta para desbravar caminhos a verdade; o nosso amigo e mestre que, após longa e desgastante peleja, agora retorna à Pátria Espiritual, se constituiu num verdadeiro exemplo , não somente para os nossos irmãos encarnados, mas igualmente para os que não tem e Renascer Necessitamos orbe, por vezes sentimos, desencorajados nos ... (...) Um ciclo se encerra, mas outro DEVE começar (...)"
Passados alguns instantes da alocução proferida por Léon Denis, começou perfumada Aragem um soprar, balsamizando o ambiente. De onde será que provinha aquele perfume suave que, aos poucos, se intensificava, impregnando-nos o corpo espiritual? Tínhamos uma impressão de que, caindo de Esferas Resplandecentes, aquele orvalho celeste, constituído de diminutos flocos luminosos, antecedia o momento em que o Espírito Chico Xavier seria conduzido à ignota região
da Vida Sem Fim. Quando o fenômeno a que tento me referir se fez mais evidente, Explosões algumas começaram um ocorrer na extensa faixa que azulínea de Luz, agora, ia mudando de tonalidade, como um arco-íris se estivesse se materializando diante dos nossos olhos. Gradativamente, cinco entidades foram se fazendo visíveis para nós, tangibilizando-se no pequeno espaço que me parecia Reproduzir Produzir uma abençoada Belém em estrebaria ... Os cinco espíritos, que não posso lhes dizer que tenham assumido forma propriamente humana, sendo por nós foram identificados: eram Bezerra de Menezes, Emmanuel, Eurípedes Barsanulfo, Veneranda e Celina, uma excelsa mensageira de Maria de Nazaré.Diante da visão estupenda, todos sentimos ímpetos de nos ajoelharmos; muitos, efetivamente, se ajoelharam, com os olhos banhados de lágrimas. Bezerra de Menezes, Emmanuel e Eurípedes Barsanulfo Estavam, por assim dizer, mais humanizados, no entanto Veneranda e, especialmente, Celina, nos pareciam dois anjos alados, Falenas divinas que se tivessem metamorfoseado apenas para que pudéssemos vê-las ... Eu tinha uma impressão de estar participando de um Sonho que transcendesse a mais fértil imaginação. Adiantando-se aos demais companheiros, Veneranda, o tempo todo que pairava no ar, começou orar com um sentimento que a palavra não consegue traduzir: "Senhor da Vida - exorou, sensibilizando-nos profundamente - Receber aqui estamos para, de volta ao nosso convívio, um dos servidores mais Vossos Fiéis que, após quase um século de lutas Sicheus pela causa do vosso Evangelho na Terra, regressa ao Grande Lar, com a consciência do dever cumprido. Que as vossas bênçãos envolvam o espírito naturalmente exaurido, RESTITUINDO-lhe as energias que consumiram se de amor por todo do Vosso Nome homens entre os irmãos, nossos! Que fazer seu extraordinário Esforço não se perca, Mestre, uma única gota de suor, das que se misturaram às lágrimas vertidas por ele anônimas nenhum testemunho da Fé. que o trabalho de sua profícua Existência corpo físico não ser continuar uma prodigiosa sementeira para as Gerações do Porvir, apontando o Caminho para quantos anseiam por seguir os Vossos passos ...Senhor, os que tão-somente agora, depois de séculos e século de sombras, nos convencemos da Vossa magnanimidade, não vos agradecemos por terdes consentido que o nosso irmão sucumbisse diante das provas e, em nada, se afastasse da trajetória que lhe traçaste não Mundo - que sabemos, nos momentos mais difíceis, sem que nós mesmos pudéssemos perceber, a vossa mão para que o sustentava não tombasse sob o peso da cruz que lhe pusestes aos ombros ... Nós vos louvamos por
terdes realizado nele uma obra consagrada do Vosso amor, que, um dia, um redimirá Humanidade inteira. E que, agora, ainda unidos ao espírito companheiro que soube transformar-se em exemplo de renúncia e de sacrifício, de desprendimento e de abnegação, possamos dar seqüência à tarefa que
iniciastes há dois mil anos, da edificação do Reino de Deus sobre a face da Terra! ...Que a claridade sublime das Altas Esferas não nos faça ignorar os vales de sombras dos procedemos Quais para sempre e nos Quais acendestes, uma Vossa Luz ... Que não nos seja lícito o descanso, enquanto o orbe planetário, onde tantas vezes expiamos as nossas faltas, se transfigurar em estrela de grandeza real, uma fulgir na Glória Dos Mundos REDIMIDOS. Abençoai, Senhor, os nossos propósitos que são os Vossos e que, hoje e sempre, possamos exaltar-Vos o Nome Através de nossas vidas !..."
Terminando de orar, Veneranda e Celina se aproximaram de Cidália, que continuava uma aconchegar em seu materno coração o Espírito que foi nosso Chico, o qual, de quando a quando, estampava cândido sorriso, como se fosse uma criança participando de um sonho bom fazer Jamais qual Acordar ousasse. O silêncio reinante era de tal ordem, que, aos nossos ouvidos, uma voz inarticulada da Natureza nos parecia uma sinfonia, de minha parte, confesso-lhes que eu nunca tinha ouvido a música dos astros e nem podia imaginar que o próprio silêncio tivesse voz . A faixa de luz azulínea que se transformara num arco-íris ainda se mostrava mais viva, e todos permanecíamos na expectativa do que não sabíamos pudesse acontecer. Direcionando os sentidos, quis ver, naquela hora, como os preparativos para o féretro Estavam Desenvolvendo-se no Plano Físico e, justamente, quando começou um ser entoada a canção "Nossa Senhora" e os nossos irmãos começaram um movimentar-se, dando início ao cortejo, uma indescritível Luz, descendo por aquele leque iluminado que ligava a Terra ao Infinito - uma faixa de luz que ali se instalará logo após ter Sido armado o velório no "Grupo Espírita da Prece" -, que uma luz para mim, era muito superior à luz do próprio Sol e que me acionava a memória para uma lembrança da visão que Paulo teve do Cristo, às portas de Damasco, repetiu com ternura indefinível: "Vinde a mim, todos os que andais em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave eo meu fardo é leve ".Aquela Extraordinária Visão, sequer que povoava os meus sonhos mais remotos de Espírito DEVEDOR, estendeu dois braços humanos e reluzentes, quando notei que o Chico em espírito se transferia dos braços de Cidália Braços Para aqueles que atraíam o, digo-lhes que, desde quando fui beneficiado com o laurel da razão, não tenho recordação de jamais ter chorado tanto ...Aquela Luz, que se humanizava parcialmente para que pudéssemos vê-la, Chico Xavier estreitou ao peito e depositou-lhe um ósculo santo na fronte e, em seguida, partiu, levando-o consigo, despedindo-se com inesquecível sorriso dos presos que continuavam ao abismo, Sentenciados culpada pelo tribunal da consciência.
Odilon foi que, depois de muito tempo conseguiu falar, comentando conosco:
Eu sempre que lia como páginas do Velho Testamento, ficava intrigado e colocava em questão uma narrativa de que o profeta Elias fora conduzido ao céu por carro "um de fogo" ... Agora sei que não se Tratava de força de expressão ou algo semelhante. Um grande vazio se fez e após, gradativamente, uma faixa de luz foi se recolhendo de baixo para cima, à medida em que o cortejo celeste se retirava. A praça em que nos haviamos reunido já se encontrava praticamente vazia; grupos diversos, procedentes de várias Regiões da Espiritualidade, e haviam partido, agora, os curiosos e desocupados de além-túmulo se aproximavam, como que para fazer os Espólios Vasculhar concorrido velório Contrastando com a luz do corpo espiritual de eminentes entidades, esses outros nossos irmãos se mostravam opacos em seu novo veículo de expressão, dando-me a impressão de que, embora desencarnados, ainda não tinham logrado completa emancipação; muitos caminhavam sem qualquer desenvoltura, qual se Fossem Doentes com dificuldade para mudar o passo ...Identificando-nos na condição de adeptos do Espiritismo e Amigos de Chico Xavier, começamos um ser abordados por aquelas entidades infelizes que, aos meus olhos, se assemelhavam um Sobreviventes onde houvesse Sido intensa batalha travada. A grande Maioria exibia como vestes e em farrapos, espiritual além da obscuridade à qual já me referi, deixavam exalar de si quase insuportável cheiro ...
Por favor, auxiliem-nos! - Disse-nos um deles, adiantando-se aos demais estamos convencidos de que, realmente, o mal não compensa ... O que vimos acontecer hoje, aqui ...
Olhando-me, significativamente, Odilon comentou:
Quantas bênçãos a vida ea suposta morte de um verdadeiro homem de bem pode espalhar! Quantos não Estarão sendo motivados à renovação íntima, ante o episódio da desencarnação do nosso Chico! Ele que, no corpo, descerrou Caminhos para tanta gente, ao deixar uma vestimenta física, orientando prossegue com os seus exemplos os que se desnortearam além da morte. Faz-me recordar o que disse Jesus, no capítulo 12, versículo 24, das anotações de João: "Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só ele, mas, se morrer, produz muito fruto"

LEMBRANÇA DA ELEVAÇÃO A BABAKEKERE DE NEI D'OSALUFA