sábado, 18 de abril de 2009

Á COMUNIDADE DO CPPE CARIDADE

APRESENTAÇÃO AO TEMPLO

HÉRICK AGUIRRE ESCOBAR DA SILVA


Na data de 17/04/2009, foi trazido ao Centro de Pesquisas e Práticas Espiritualistas, por seus pais, o menino HÉRICK AGUIRRE ESCOBAR DA SILVA, filho de Maria Valéria Meza Aguirre e Gabriel Escobar de Paula da Silva, cumprindo o RITUAL DE APRESENTAÇÃO AO TEMPLO DO RESCÉM NASCIDO. Estiveram acompanhando ao casal o avô Jorge Rudnei de Paula da Silva e sua tia Sílvia Escobar da Silva. O menino recebeu as benção do Mentor da casa “Seu Pena Verde”.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osala/Sol
"Eu penso! Eu faço!"

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS.

Texto proferido na Sessão Mediúnica de 17/04/2009, por Sérgio Pereira/Kajaide.


Levante-se com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.
O GRANDE ESPÍRITO o escutará, se você ao menos, falar!
Seja TOLERANTE com aqueles que estão perdidos no caminho.
A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles reencontrem o caminho do Grande Espírito.
Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua!
Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você!
Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os como melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu!
Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
RESPEITE os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize, nem rudemente os imite.
Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no Universo, voltará multiplicada PARA VOCÊ !
Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados!
Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o OTIMISMO!
A NATUREZA não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa FAMÍLIA TERRENAL.
As CRIANÇAS são as sementes do nosso futuro.
Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida.Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que continuem CRESCENDO!
Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações.
A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.
Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros.
Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
Respeite outras crenças religiosas. Não force as suas crenças sobre os outros.
Compartilhe sua boa fortuna com os outros.
Participe com caridade (AMOR).

CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO
Deste conselho participam as tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana)

E os Homens brancos julgam-se mais civilizados e evoluídos que os índios.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano d'Osala/Sol
"Eu Penso!Eu Faço!"

domingo, 12 de abril de 2009

MENSAGEM DE PÁSCOA 2009.

Sérgio Pereira/Kajaide.


Meus sempre queridos Orientados espirituais e amigos!
É Páscoa! Sim, sei que todos sabemos disso, afinal, sexta-feira é feriado que dá pra emendar com o sabado e domingo e só se voltar a trabalhar na segunda-feira. Poxa, mas segunda é um dia danado pra se voltar a trabalhar......tá ok, vamos lá....
Mas de qualquer forma convido-os pra refletirmos um pouco!!!
Com a leitura do texto de Luiz Fernando Verissino, nos dá a clara conclusão, que somos vítimas de uma confusão, sim, uma tradicional confusão que repassamos, alienados, para nossos descendentes. Sempre foi assim com a humanidade,moldaram o que queriam, estabelecendo datas, conceitos e determinações.E nós como ovelhas, fomos tratados em blocos, despersonalizando e descaracterizando nossa capacidade pensante e tripudiando nossa inteligência. Quando crianças, esta bem claro no texto, fomos CATEQUISADOS, moldados e domesticados, inibindo toda e qualquer atitude de lógica e de conclusões pessoais.
Assim caminhou e caminha a humanidade. Quando, qualquer pessoa demostrava inteligência e personalidade, eram taxados de malditos, bruxos ou loucos..........outros que precisavam do poder e do dinheiro da igreja, se submetiam a tais estupidez, mas mestres como Leonardo Da Vince, por exemplo, pintavam e desenhavam ícones, atraves de símbolos e sinaléticas, para que nos séculos futuros pudessemos entender a verdadeira verdade.
No Natal temos o Papai Noel Jesus e na Páscoa temos o Coelhinho Jesus.....E se não tormarmos cuidado vai surgir mais estupidez pela frente.
Vamos ler o texto.....e tirarmos nossas conclusões.

DESEJO À TODOS, MUITA REFLEXÃO, MUITA LÓGICA, ESTUDO, PESQUISA E MUITA CORAGEM, PARA NÃO VIVERMOS UM CONTEXTO MASCARADO ATRAVÉS DOS TEMPOS E TERMINARMOS COM ESSES ENGODOS..........

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osala/Sol
"Se penso! Eu faço!"



PÁSCOA
(texto de Luis Fernando Veríssimo)


- Papai, o que é Páscoa?- Ora, Páscoa é... Bem... é uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.- Ressurreição? - É, ressurreição.
- Martaaaaa , vem cá !- Sim?- Explica para esse garoto o que é ressurreição para eu poder ler o meu Jornal.- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado.
Ele Ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu ?
- Mais ou menos...

- Mamãe, Jesus era um coelho?- O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho!
- Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado!
- Jorgeeeeeee, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos.
Até parece que não lhe demos uma educação cristã!...
Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola?
Deus que me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no Catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.- O Espírito Santo também é Deus?- É sim.
- E Minas Gerais?- Sacrilégio!!!


- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito.
Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel,
só que ao invés de presente ele traz ovinhos.


- Coelho bota ovo? - Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?- Era... Era melhor, sim... Ou então urubu.- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?- Que dia ele morreu?- Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.- Que dia e que mês?- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.- Um dia depois!- Não, três dias depois.- Então morreu na Quarta-feira.- Não, morreu na Sexta-feira Santa... Ou terá sido na Quarta-feira de cinzas?- Ah, garoto, vê se não me confunde ! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois!
Como? Pergunte à sua professora de catecismo!- Papai, porque amarraram um Monte de bonecos de pano lá na rua?- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas
.Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.- O Judas traiu Jesus no Sábado?- Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?- Uiiii...- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?- Cristo. Jesus Cristo. - Só? - Que eu saiba sim, por quê?- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho.

Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

- Ai, coitada!- Coitada de quem?- Da sua professora de catecismo!

Luiz Fernando Veríssimo












MENSAGEM A ÓGÙN E SÃO JORGE


ÓGÙN e SÃO JORGE.

Estimados omorisás, orientados espirituais e "Filhos d'ÓGÙN", este mes é dedicado a esse Orisá, em especial o dia 23 de abril quando se homenagea SÃO JORGE, o Santo Guerreiro, o homem nascido em Capadócia, na Turquia, o qual foi um soldado do exército romano, na época do Imperador Diocleciano.


"Quanto mais alto voamos menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar"
OGUNHÊ! MEU PAI!
Que a espada de Ogun afaste de nós os perigos e as preocupações.A preocupação olha em volta, a Tristeza olha para trás, a Fé olha para cima.

Em muitas lendas aparece como irmão de Oxósse e Exú. Um símbolo de Ogun sempre visível é o màrìwò (mariô) - folhas do dendezeiro (igi öpë) desfiadas, que são colocadas sobre as portas das casas de candomblé como símbolo de sua proteção.Depois de Exú é o Ogun que está mais próximo dos homens. Seu símbolo principal é uma espada de ferro chamada idà, seu dia é a terça-feira. Ogun é formado pelas forças do AR, FOGO e TERRA.Senhor da guerra, dono do trabalho porque possui todas as ferramentas como seus símbolos. Orixá do fogo e do ferro em que são forjados os instrumentos como espada, a faca, a enxada, a ferradura, a lança, o martelo, a bigorna, a pá, etc. Ogun é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos. Ogun é protetor dos militares, soldados, ferreiros, trabalhadores e agricultores.

Ogun destrói o obsoleto, o rançoso, o estagnado e faz acontecer o novo. É a vida surgindo da própria Vida.

Kajaide
Orientador Espiritual
Ano de Osalá/Sol
'EU PENSO! EU FAÇO"

MENSAGEM PELOS 33 ANOS DO CPPE CARIDADE

MENSAGEM DO 33º ANIVERSÁRIO DO CPPE CARIDADE

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE

12/04/2009

Mais um ano a ser comemorado por esse núcleo o qual chamamos de Centro de Pesquisas e Práticas Espiritualistas – Caridade. Talvez, para muitos ainda não é de todo revelado os seus objetivos. Talvez, para muitos não foi possível, ainda, rasgar o “véu de Isis”, e poder ver e entender qual o bem maior que se esconde nos porquês desta casa espiritualista ter sido fundamentada. Sabemos que ela não foi idealizada para desfraldar bandeira de uma religião, mas sim é um centro no qual nos permite estudar, pesquisar, experimentar e praticar a nossa religiosidade com o divino.
As pessoas estão se acostumando com a infelicidade, que a sensação de felicidade lhes parece estranha. Estão tão reprimidas, que a ternura espontânea as incomoda, e o amor lhes inspira desconfiança. A vida sempre se fará em qualquer parte do universo, independente de nossa vontade ou percepção, pois, é a vontade da VIDA para com ELA mesma.
O conhecimento do espiritual, essa percepção mais profunda do entendimento dos mundos paralelos e das outras dimensões para onde a humanidade vai quando deixa o envoltório carnal, para muitos pode ter efeitos estonteantes, contrastes chocantes se não se apercebeu da imagem e semelhança com o Criador, que está na essência do espírito, na imortalidade da alma.
Não fomos criados para sermos infelizes ou deletados da natureza.
Nós verdadeiramente não morremos, simplesmente mudamo-nos para outro plano da Vida. Mas isso não é miraculoso e nem sensacionalismo da realidade. É uma constatação hoje comprovada cientificamente através do intercambio milenar dos médiuns, paranormais e pesquisas ligadas ao assunto.
Todas as raças e culturas abraçam alguma forma de expressão religiosa surgida de uma experiência de maravilhamento com a onipresença que alguém teve.
A religiosidade em si funciona como orientação para a Deidade e proteção mútua, necessária para uma vida saudável. Os problemas surgem quando as pessoas se fixam em dogmas a ponto de esquecerem a fonte da sabedoria, a filosofia que está no âmago daquilo que as guia, e quando insistem que sua crença é a melhor do que as outras.
O Rev. Don Welsh se expressa; “O crescimento espiritual é realmente um processo de derrubar a nossa ignorância a respeito de Deus e da nossa própria natureza, para que possamos nos transformar no que já somos”. O cerne da verdadeira religiosidade é baseado na experiência, no que já sentiu o no que está sentindo, não apenas na crença.
Desde que a ciência comprovou que a partícula e a onda são a mesma coisa, significa que Deus é imanente e transcendente, interno e externo, contido e misericordioso, o Um enquanto também muitos em Um.
Nessas últimas décadas temos observado jovens pais que estão deixando de lado a educação espiritual de seus filhos, dando mais ênfaze ao apelo da mídia pelo consumismo. No Natal, onde as pessoas devem incentivar seus rebentos a perdoar os mal entendidos de seus pares e firmar os laços da célula familiar e se voltarem para um sentimento de espiritualidade, se dedicam a cultivar compras de presentes e venerar a figura de um ancião bonachão que só sabe dar risadas grossas. Quando chega a Páscoa, essa traz a mensagem da renovação da vida, também do perdão para quem nos magoou e vice-versa, da mudança de ação através do forte sentimento de transformação do pensamento e atitude para o bem maior, frente o modo operante de viver. Mas o que se vê na nossa realidade são pessoas se jogando as compras de ovos de chocolate, comprometendo suas parcas economias e enaltecendo a figura do Coelho da Páscoa, além, de empanturrar seus filhos com excesso de guloseimas, que mais tarde terá efeito indesejável.
E como durante o período inicial de vida dessas crianças não lhes foi repassado a tradição, a cultura e o incentivo do sagrado, talvez, no futuro, no desespero de suas vidas vão acabar orando para o Papai Noel e Coelho da Páscoa.
Temos sim responsabilidade com essas crianças dos novos tempos. Elas estão chegando para fazer a diferença. São elas que vão tirar o planeta Terra do ciclo de provas e expiações. Talvez eles criem uma teologia totalmente nova e um Deus totalmente novo. Mas enquanto isso, vamos nós, do século passado, nos preparando cada vez mais para entendermos de uma vez por todas que a Vida nos quer bem e que ela sempre vai nos tratar conforme nós nos tratamos.
O CPPE Caridade tem que existir por si, mantendo os ideais pelos quais foi criado, sendo uma escola da espiritualidade aberta a todas as gerações.

Sérgio Pereira/Kajaide

Orientador Espiritual

Ano de Osala/Sol

"Eu Penso! Eu Faço!"