terça-feira, 21 de outubro de 2008

RELIGIOSIDADE AFRICANA


BATUCAJÉ DE SÁNGÒ
05/10/2008.


Na data de 05 de Outubro de 2008, nas dependências do C.P.P.E. – Caridade, houve o Batucajé em homenagem ao Orisá Sángò, Rei DE ÒYÓ, que aqui no Brasil, na cidade de Pelotas, RS, na Nação ASÉ OPÔ AGANJÚ ONÍ ÒYÓ YORUBÁ, ele é referenciado como Rei. A Casa desse Orisá foi muito bem representada pelos seus omorisás André d’Sángò Airá e Gilka d’Sángò, sendo que o primeiro é Ogâ Alabê do C.P.P.E – Caridade e leu para todos os presentes uma pesquisa feita sobre o seu Orisá Sángò, finamente encadernada. Por ser o Orisá Maior da Nação ASÉ OPÔ AGANJÚ ONÍ ÒYÓ YORUBÁ a festividade religiosa contou com a presença de vários omorisás, yaôs, amigos e simpatizantes das raízes africanas. O omorisá André d’Sángò Airá dançou com os acarás de fogo sobre a cabeça e posteriormente com o Amalá, foi um momento de júbilo e glória em honra a esse Orisá. Após, a ritualística própria para o momento, todos foram convidados a confraternizar e saborear os quitutes religiosos pertinentes ao referido Orisá Sángò. A ritualística contou com o comando do Babalorisá Kajaide e do Babakekerê Nei d’Osalufã.

Sérgio Pereira/kajaide
Orientador Material
Ano de Ógùn/Marte
“Avante! Sempre em Frente”.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MENSAGENS PARA REFLEXÃO

O C.P.P.E. – CARIDADE É APENAS ESPIRITUALISTA.
Palestra proferida na Sessão Mediúnica de 17/10/2008.
Sérgio Pereira/Kajaide.

O C.P.P.E. – CARIDADE é uma entidade de caráter filantrópico, de estudos, ciência, pesquisas e práticas religiosas. Não é sectária e não alicia absolutamente ninguém para o seu seio. Não se levanta bandeira de religião nenhuma, respeita a todas e a todos os praticantes que professam a fé no Grande Arquiteto do Universo. Em sua ritualística e liturgia se observa traços de filosofias religiosas antigas e atuais sem, contudo doutrinar o ser humano pra essa ou aquela religião.
Somos monoteístas, por acreditar em um único principio criador, ou seja, o Grande Arquiteto do Universo. Acima DELE, não existe outra fonte de poder ou criação. Para nós, entendemos que Jesus (Yeshua) é filho de Deus como todos nós o somos, mas não é Deus como entende algumas correntes religiosas e tampouco, cremos na Santíssima Trindade, que passa o dogma de 3 divindades em 1 ou vice-versa.
O C.P.P.E. – CARIDADE é um grupo fechado, que recebe em suas dependências e Templos, somente pessoas convidadas ou recomendadas por outros participantes do mesmo. Esta instituição foi criada com o fim de pesquisar e praticar espiritualidade, sendo um contraponto ao materialismo. É um facilitador que permite o humano externar sua fé e religiosidade espiritualista, afastando-o dos erros grosseiros, do atavismo primitivo, do bestialismo, da superstição e de tudo e todos que o façam enveredar, permanecer ou se aprofundar na escuridão da ignorância.
Essa casa de religiosidade busca o caminho harmônico entre fé e ciência e com isso transformar o caráter humano sempre para melhor, afastando da primitividade, estimulando o seu lado divinal e por ressonância morfológica afetar tudo e todos os que o rodeiam. Por fim, somos espiritualistas porque acreditamos na Reencarnação, na Comunicabilidade dos Espíritos, na Pluralidade dos Mundos e na máxima que diz “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.
Somo universalistas, ecléticos e rejeitamos tudo que imoral, amoral, fora de ética, dos bons costumes, da justiça e que impeça o humano de se tornar um ser cada vez melhor.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Material
Ano de Ógùn/Marte
“Avante! Sempre em Frente”.