sexta-feira, 18 de julho de 2008

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

ENTRE O EGO E A ALMA

SÍLVIA SCHIMIDT.
Texto proferido na Sessão Mediúnica de 19/07/2008.

Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o EGO desde sempre, vem fazendo esse desserviço muito mais que a morte.
Não há nada que vença o EGO em termos de separações entre os humanos!
E como ele age?
Vamos ver ele agindo em várias etapas de nossa existência.
- Nas relações amorosas e no casamento:
Em nome da “incompatibilidade de gênios”, pessoas se separam sem darem a chance a flexibilidade que faria com que ambos, de comum acordo, cedessem um pouco.
Não! Para o EGO não tem acordos quando se trata de ceder.
Seria “rebaixar-se”! Ele só entende assim.
- Nas amizades:
Uma atitude ou palavra mal colocada são muitas vezes, suficientes para que amizades se rompam, deixando cair no esquecimento as tantas coisas boas que fizeram brotar uma tão valiosa amizade.
Não! O EGO não admite erros ou pedidos de desculpas ou perdão.
Seria abrir mão da punição! Ele só entende assim.
- Nas famílias:
Tantos pais, filhos, irmãos, enteados, filhos adotivos, sobrinhos, primos se separam, só pela necessidade de impor suas vontades, de ver “quem manda aqui, sou eu”; quem ganha a condição de dar a última palavra “sou eu”; os bens de família pertencem mais a mim do que aos outros. Sendo que na maioria dos casos, em uma reunião de família, com um pouco de humildade todos saberiam o seu devido lugar, até onde ir e quando parar.
Mais uma vez, Não! O EGO quer deter o poder sobre tudo e sobre todos.
Limites seria um caso de disciplina! Ele só entende assim.
- Nas profissões e carreiras:
Pessoas escolhem seguir a mesma carreira ou profissões diferentes, e muitas dessas pessoas gastam a melhor parte de sua vida competindo, vigiando, farejando os passos dos outros, dada a precisão de ser “o melhor”.
Se tivesse na consciência que “o sol nasce para todos”, não agiria dessa maneira, compreenderia que há espaço para todos que queiram.
Não! O EGO quer ganhar sempre custe o que custar. Mesmo que faça o seu semelhante de degrau para a sua subida.
Aceitar a vitória alheia seria fracassar! Ele só entende assim.
Em toda a situação conflitiva que determina separações o EGO se faz presente e sempre quer ganhar. Não admite a possibilidade da perda.
Ele se apresenta em todos os lugares e a todo instante, seja nos grupos, em brincadeiras desnecessárias; no ambiente de trabalho, em críticas pejorativas contra colegas; é na escola, em exibições de notas; é na guerra, onde ganhar é questão de vida ou morte; é no esporte, onde passa ao exagero das agressões causando aleijões ou mortes; é na vizinhança, em bate-bocas vulgares; e nas religiões, as quais falam do mesmo DEUS, mas mesmo assim se desentendem, dizendo-se os “escolhidos”, “os eleitos”, como se tudo o mais que existe não fosse criado por esse DEU; e assim por diante...infinitamente....em todas a civilizações e em todos os tempos da humanidade o EGO quer se impor.
Pense em algo que não foi citado neste texto, e você notará que nele também está a ditadura do EGO.
Basta que o caso lembrado seja capaz de separar pessoas.
Não! Redondamente a morte não é a que mais promove separações! É o EGO, o filho predileto do ORGULHO e da VAIDADE.
O EGO é o mal dentro de nós. Devemos expulsa-lo de nosso ser.
Assim, e só assim, a Vida nos abrirá as portas da verdadeira harmonia.




MENSAGEM PARA REFLEXÃO

QUAL A MELHOR RELIGIÃO?

Texto proferido na sessão mediúnica de 12/07/2008.


Narra-se que Leonardo Boff, num intervalo de uma conversa de mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, perguntou ao Dalai Lama: Santidade, qual a melhor religião?O teólogo confessa que esperava que ele dissesse: É o budismo tibetano. Ou são as religiões orientais, muito mais antigas que o cristianismo. O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou seu inquiridor bem nos olhos, desconcertando-o um pouco, como se soubesse da certa dose de malícia na pergunta, e afirmou: A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor. Para quem sabe sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, Boff voltou a perguntar: O que me faz melhor?Aquilo que te faz mais compassivo; aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião... Boff confessa que calou, maravilhado, e até os dias de hoje ainda rumina a resposta recebida, sábia e irrefutável.O Dalai Lama foi ao cerne da questão: a religião deve nos ser útil para a vida, como promotora de melhorias em nossa alma.Não haverá religião mais certa, mais errada, mas sim aquela que é mais adequada para as necessidades deste ou daquele povo, desta ou daquela pessoa.Se ela estiver promovendo o Espírito, impulsionando-o à evolução moral e estabelecendo este laço fundamental da criatura com o Criador - independente do nome que este leve - ela será uma ótima religião.Ao contrário, se ela prega o sectarismo, a intolerância e a violência, é óbvio que ainda não cumpre adequadamente sua missão como religião.O eminente Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, quando analisou esta questão, recebeu a seguinte resposta dos Espíritos de luz:Toda crença é respeitável quando sincera, e conduz à prática do bem. As crenças censuráveis são as que conduzem ao mal. Desta forma, fica claro mais uma vez que a religião, por buscar nos aproximar de Deus, deve, da mesma forma, nos aproximar do bem, e da sua prática cotidiana. Nenhum ritual, sacrifício, nenhuma prática externa será proveitosa, se não nos fizer melhores.Deveríamos empreender nossos esforços na vida para nos tornarmos melhores.Investir em tudo aquilo que nos faz mais compreensivos, mais sensíveis, mais amorosos, mais responsáveis.A melhor Doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão, e que mais elementos tem para conduzir o homem ao bem.Gandhi afirmava que uma vida sem religião é como um barco sem leme.Certamente todos precisamos de um instrumento que nos dirija. Assim, procuremos aquela religião que nos fale à alma, que nos console e que nos promova como Espíritos imortais que somos.Transmitamos às nossas crianças, desde cedo, esta importância de manter contato com o Criador, e de praticar o bem, acima de tudo.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Material
Ano de Ógùn/Marte
"Avante! Sempre em Frente!"

BATUCAJÉ EBÓ DOS ELEGBÁRAS

BATUCAJÉ EBÓ DOS ELEGBÁRAS

06/07/2008


Nesta data reuniu-se a comunidade da Nação Asé Opo Aganjú Oni Oyo Yorubá, sob a orientação do Babalorisa Kajaide e do Babakékeré Nei d'Osalufa para o 32º Ebó dos Elegbaras do CPPE - CARIDADE. Nesta oportunidade o Omorisá Gabriel d'Bará Ajelú apresentou dissertação sobre Exú (Orisá), através de pesquisa feita. Foram momentos de grande aprendizado e confraternização nesse intercâmbio "religare". Após os serviços religiosos todos os presentes foram servidos com repasto ritualístico.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Material
Ano de Ógùn/Marte
"Avante! Sempre em Frente!"

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

AMADURECIMENTO DO SER

Texto proferido na sessão mediúnica de 04/07/2008.


Depois de certa idade é bom a gente contar os anos, porque assim descobre que se tem menos tempo para viver dali para a frente.
E se tiver uma cabeça boa e gostar de si vai procurar aproveitar o tempo que resta.
Fazendo um paralelo com a história da menina que ganhou uma bacia de jaboticabas. As primeiras ela chupou displicentemente, mas percebendo que faltavam poucas, começou a roer até o caraço.
Na idade madura já não se tem tempo para lidar com mediocridades. Não se quer estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Não toleramos mais gabolices. Inquietamos-nos com os invejosos que tentam destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, seus status, seus talentos e sorte.
Já não se tem tempo para projetos megalomaníacos. Compras de apartamentos na planta, morar em condomínios que estão apenas em projetos e por ai afora.
Não se quer mais participar de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter à miséria do mundo. Não queremos receber convite para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o século, quanto mais abalar o milênio.
Já não nos sobra tempo para ser gasto em reuniões intermináveis onde se discute estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos de organizações que não tem nada de organizado a não ser a palavra escrita no papel.
Também, não se tem tempo para administrar melindres de pessoas obtusas a quem servimos, damos o nosso carinho, a nossa gentileza, pois, apesar da idade cronológica continuam imaturos, querendo sempre receber mais e se doar menos.
Não queremos ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de “confrontações”, onde “tiramos fatos a limpo”. Já foi esse tempo. Detestamos fazer acareações de desafetos que brigam pelo majestoso cargo de presidente, secretário, conselheiro ou outro cargo qualquer de instituições filantrópicas.
Lembrar as palavras de Mário de Andrade nos fortalece: “as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos”!.
Nosso tempo tornou-se escasso e por isso precioso para perdê-lo em debates de rótulos, queremos a essência.........nossa alma tem pressa.
Agora já sem muitas jaboticabas na bacia, valorizamos o tempo que nos resta e queremos viver e estar em lugares e junto a pessoas que nos faça bem ao convívio, que sabe rir de seus tropeços, não se encantam com triunfos, não se consideram eleitas antes da hora, não fogem de sua mortalidade carnal, não ficam falando ou se queixando de doenças e mazelas da vida; gente que defende a dignidade dos marginalizados, que ensina os mais novos o cuidado que temos que tem com o nosso planeta, e desejam tão somente estar em paz com seus semelhantes e com Deus, pois, sabem que a essência humana é o espírito.
O essencial faz a vida valer a pena.
Por fim, queremos ser feliz neste tempo que nos resta. Se é de 10, 15, 20 ou sei lá quantos dígitos mais, o que importa e sermos felizes agora, e isso depende de nós.
Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador Material
Ano de Ógún/Marte
"Avante! Sempre em Frente!"