segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

ANO NOVO ASTROLÓGICO 2008

ORIENTAÇÃO PARA O ANO SOLAR 2008.

Orisá Regente: ÒGÚN & YANSÃ
Planeta Regente: MARTE Ano Lunar: RATO que inicia em 07/02/2008
Cor do Ano: VERMELHO
Cores secundárias: VERDE
Natureza: MASCULINA, QUENTE E SECA.
Qualidades humanas: DINAMISMO, PAIXÃO, IMPULSIVIDADE, INSTINTO.
Regência: REGE OS SIGNOS DE ÁRIES E ESCORPIÃO
Arquétipo: LUTADOR, CORAJOSO, BELICOSO, EXPANSIVO.
Anjo Cabalístico: ANJO EXTERMINADOR
Dia da Semana: TERÇA-FEIRA
Elemento Natural: AR, FOGO E TERRA.
Metal: FERRO E METAIS DUROS
Polaridade: MASCULINA.

Antes de tudo queremos enfatizar que o que aqui está contindo não se trata de PREVISÃO, mas sim de uma mera ORIENTAÇÃO. Esperamos que ela sirva de alguma ajuda, mas lembramos que todos têm o seu livre arbítrio e consciência, siga o que ela determina e responda pelas suas atitudes dignamente.
Isto posto, dizemos que este próximo ano será regido pelo planeta Marte e o Orisá será ÓGÙN. A partir do dia 20 de março de 2008, às 02h49, passaremos a receber as energias de um dos planetas mais contundentes do zodíaco. As energias de Marte poderão ser utilizadas de inúmeras maneiras, mas todas são radicais e polares.
Ógùn é conhecido como o deus da guerra, do impulso, da destrutividade, da agressividade, mas também da assertividade, da auto-proteção e da construtividade. Sob sua regência nada fica estagnado. Sempre ocorre mudanças drásticas e profundas que vêm acompanhadas de certa dor, porque, o ultrapassado, o comodismo, o ranço e coisas dessa natureza são extinguidos e dá lugar para o novo, moderno e avançado. O ciclo da vida se renova. É a fênix da evolução.As energias desse ano 2008 podem ser usadas de duas maneiras e isso dependerá unicamente de sua escolha, do uso racional de sua vontade. Se agir destituído de sua racionalidade, essa energia lhe dominará e poderá se manifestar como: ímpeto, impaciência, intolerância, precipitação, repentes, tensão, agressividade e dominação. No entanto, se usa-la com inteligência e força de vontade, poderá transformar essas energias para coisas úteis que venham a lhe favorecer, como: atos de nobreza, elevação de atitudes, respeito aos valores humanos e ecológicos, luta pela realização de seus melhores sonhos, cuidado consigo mesmo na questão da sua transformação moral e espiritual.É bastante preocupante um ano regido por Ógún/Marte em um inconsciente coletivo ainda permeado pelas guerras e ganância. Mas com a graça de Deus, de Espíritos Benfeitores e de homens de boa vontade, já podemos trabalhar em direção ao desenvolvimento de decisões mais racionais e virtuosas. Devemos racionalmente escolher de que forma reagiremos a essas energias e trabalhar na construção de um ano mais produtivo e realizador. O mais prudente nesse caso é conhecermos detalhadamente os caminhos que essa energia pode nos levar.A psicanalista Clara Thompson diz: "A agressividade não é necessariamente destrutiva. Ela brota da tendência inata para dominar a vida, o que parece ser típico de toda matéria viva. Só quando o desenvolvimento dessa força vital é obstruído é que os ingredientes da raiva, da ira ou do ódio se conectam a ela."
Como demostração a isso podemos citar o caso dos vegetais. Que lutam entre si por um lugar ao sol e os mais aptos se salientam e se mostram na sua realização. Como matéria viva na Natureza eles não querem a destrição mas sim buscar o seu espaço.A energia de Ógun traz dentro de si o princípio da luta, da iniciativa, da busca da individualidade e da sobrevivência. Portanto, toda potência humana está inserida nessa energia. Sem a presença de Ógún seríamos todos impotentes. Quando nos tornamos conscientes dessa energia dentro de nós e da maneira que nos utilizamos dela para conseguir nos firmar no mundo, tudo se torna mais fácil.A raiva, a agressividade e a afirmação de nossa individualidade são questões relativas a energia reinante e não conseguiremos fugir dessa luta no ano de 2008. Se não trouxermos essas energias, latentes em nós, à luz de nossas consciências, certamente corremos o risco de fazermos alguns estragos. E como diz o ditado, "a palavra proferida e a pedra atirada não têm volta".Para os menos avisados ou os mais impulsivos, este é um momento de grande oportunidade de lapidação. É hora de aprendermos ter o controle sobre o impulso, de pensarmos antes de agir ou falar, de aprender a refletir. Ógùn é um poderoso detonador de tudo o que possa impedir o crescimento e o andamento da vida. Isso pode ser uma coisa muito boa, mas também pode não ser. Tudo dependerá de nossa paciência, controle e capacidade de reflexão diante dos acontecimentos.
Há muitas maneiras positivas de nos utilizarmos dessa energia que, inevitavelmente, tomará conta da Terra em 2008. Em primeiro lugar, se deve ter claro que quando desenvolvemos uma agressividade saudável conseguimos nos proteger de ataques predatórios aos quais, infelizmente, todos nós estamos sujeitos. Quando aprendemos a nos proteger, ninguém se atreve a tentar nos destruir e, caso alguém venha a tentar, certamente não conseguiráA energia de Ógùn é responsável por nosso impulso para a vida. Não vamos confundir impulso para a vida com reações impulsivas ou impulsividade. O impulso positivo nos possibilita o domínio do mundo exterior e nos possibilita a expansão de nossas virtudes internas.
Salientamos o cuidado com assaltos, roubos, brigas, acidentes automotores, extravagâncias, rivalidades, concorrências.
No campo da saúde estará favorecendo os tratamentos das enxaquecas, do Sistema Nervoso e da Hipertensão. Tudo o que decidimos fazer é relativo às energias de Ógùn. Quando nossa agressividade se torna saudável, conseguimos romper com tudo e todos que desejam nos dominar. Nos protegemos dos outros e também de algumas energias negativas que desenvolvemos ao longo de nossas vidas e ainda trazemos dentro de nós. É com elas que travamos a nossa grande luta para alcançarmos o estágio de humanos e seres divinais, nos afastando do primitivismo atávico. Todos podem se firmar no mundo munidos de sua criatividade e individualidade e desenvolver cada vez mais o que existe de melhor dentro e fora de si. Todo ser inteligente possui o poder da escolha em suas mãos e pode escolher crescer até se tornar aquilo que deve realmente ser, para enfim cumprir dignamente o seu destino.Neste ano regido pelo Orisá Ógùn , haverá a influência das cores quentes, especialmente o vermelho, cor característica desse Orisá e do planeta regente. E essa cor terá influência marcante sobre a vida emocional, mental e física.O vermelho é uma cor ativa, que acelera a motivação e a vontade, pois está diretamente ligada ao calor e à excitação. Essa cor está relacionada à ação, à força física, ao pioneirismo, ao estímulo, ao poder e à persistência. Mas também às paixões, à falta de polidez, a explosões, a falta de controle, a gestos bruscos e à raiva. Pessoas com temperamento forte devem evitar o uso dessa cor, pois suas vibrações estimulam ainda mais suas características. Ela estimula a vitalidade e energia. Portanto, quando você sentir que sua energia está um pouco baixa, não hesite em usar o vermelho, pois suas vibrações possuem influência direta sobre a adrenalina e o sistema nervoso. É aconselhável o uso dessa cor por pessoas deprimidas, introvertidas, anêmicas e também pelas que desejam seduzir. No entanto, ela é completamente desaconselhável para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e hipertensão.Mas cuidado com o uso excessivo do vermelho neste ano de 2008, pois suas vibrações são muito elevadas e podem causar desconforto aos que usam e aos que estão por perto. Esteticamente falando, costuma ser uma cor perigosa quando há excesso. Procure equilibrar o uso do vermelho com cores mais frias, como também calibrar suas emoções e atitudes para não sofrer consequências desgostosas .

PALAVRA DE FORÇA DO ANO 2008:

“AVANTE, SEMPRE EM FRENTE.”


SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
DO CPPE CARIDADE
ANO DE ÓGÙN/MARTE

MENSAGEM DE NATAL 2007.

MENSAGEM DE NATAL 2007.



Então é Natal.
E o que você fez?
Mais um ano que termina.
E um novo começa outra vez.
Já é Natal, de novo. E para nós, a festa tão aparentada no tempo como o final do ano, sempre tem um quê de despedida... e ao mesmo tempo de recomeço. Na nossa região quando começasse a ver as hortênsias a florir e sentir no ar o perfume das madressilvas e das damas da noite está na hora de iniciar a contagem regressiva até o Natal e daí falta um pulinho para um ano sair e dar lugar para mais um novo ano.Durante muitos séculos seguidos, os homens imaginavam o tempo como sendo cíclico. Vivendo ao sabor dos começos, vivências, términos e recomeço das estações. Eles experimentavam a vida como ondas do mar, sempre acontecendo, sempre da mesma forma, e sempre absurdamente diferente.Esta idéia de um tempo cíclico, os povos antigos expressavam nas formas circulares das rosáceas das catedrais, da roda da vida, dos 12 signos do Zodíaco, das mandalas. Não é nada por acaso que os relógios sejam, em geral, redondos. Mas o centro destes círculos sempre abriga o Imutável, aquilo que de certa forma escapa à passagem do tempo, DEUS, o Grande Arquiteto do Universo. Em todos estes círculos que a imaginação humana criou está a mesmíssima certeza de que: não dá para saber onde tudo começa nem onde vai acabar e que entre o início e o final das coisas não cabe nem um instante...A era cristã trouxe consigo a idéia de um tempo linear. E tão estranha era esta idéia que até hoje não nos acostumamos inteiramente com ela. O tempo, de círculo virou flecha pelo acúmulo de atividades que o humano desse milênio acumula e com isso não se dá conta do tempo passar, e assim ficamos órfãos, com a nossas angústias. E seguindo em frente contra tudo e contra todos, atravessamos os últimos séculos preservando a certeza de que o tempo não foge à regra da Natureza de nascimento, de morte e renovação. E continuamos a construir nossos círculos, internamente ou nem tanto assim... Afinal, na prática, o MENINO JESUS nasce de verdade e de coração todos os Natais. Isto de "vamos lembrar", "vamos rememorar" está certo, é claro, mas a alma da gente desconfia. No fundo, sabemos que todos os anos, de alguma forma, se têm a possibilidade de fazer nascer o PEQUENO JESUS em nós. Todos os anos têm alguma coisa que acaba no Natal e outra que começa. E não é só lembrança e nem história.É coisa de vida mesmo!Existem autores que ressaltam a semelhança entre as etapas da vida de CRISTO ( O UNGIDO) e a dos antigos deuses agrários, que morriam no inverno e ressuscitavam na primavera. E o caso do belo Adônis grego, por exemplo, passava metade do ano com Perséfone, no submundo, e renascia a cada primavera para encontrar Afrodite, a grande-mãe, deusa do amor e da vida. E a mitologia guarda vários outros deuses que morriam e ressuscitavam para simbolizar as forças vitais que emergiam das entranhas da terra, tais como: Dionísio, que é outro deus grego; Tammuz, da Suméria; Osíris, do Egito, e tantos outros que trazem belas histórias e que guardam alguns segredos, mesmo para nossos sentidos modernos...Este clima de fim e de recomeço exige de nós uma espécie de pausa para um balanço da vida. Os judeus fazem isto no seu Yom Kippur ou Dia do Perdão. É uma espécie de acerto de contas consigo mesmo, com os outros e com Deus.Então, o Natal para os cristãos é a melhor época para iniciar uma nova tradição e fazer sua contabilidade de alma. O Natal é próprio para isso, tipo assim: começaríamos acertando nossas dívidas e resistindo aos apelos de consumo para não fazer outras. Depois, passaríamos um bom tempo fazendo o exercício do perdão. Começaríamos por nós mesmos, nos perdoando por nossas pequenas e grandes faltas. Pelas nossas omissões e pela nossa desumanidade. Pela nosso orgulho, pela nossa vaideade, pela nossa hipocresia. Depois incluiríamos todos aqueles que de certa forma foram injustos conosco ou tenham, ainda que sem querer, nos prejudicado. Neste caso para alguns, a gente daria um pequeno telefonema, escreveria um bilhete, passaria um e-mail, faríamos as pazes, reataríamos velhas amizades. Outros seriam apenas perdoados em nosso coração, e isto já é mais do que o suficiente.E finalmente a gente escolheria se no Dia de Natal ou no dia de Ano Novo, faríamos nossa reconciliação simbólica com Deus.Na verdade fizemos o melhor possível, mas não o bastante. Fomos bons parceiros, mas nem tanto. Trabalhamos o nosso lado espiritual mas não o suficiente. O pensamento voa e a pergunta fica: “O que se há de fazer”? O que tenho que fazer?A resposta pula imediatamente na nossa mente: “juro que no ano que vem com certeza e, é claro, se Deus quiser, serei e farei coisas bem melhores”. Esta reflexão, este acerto certamente terá momentos duros, difíceis, não é coisinha assim banal. É como se fossemos iniciar uma dieta para emagrecer ou deixar de fumar... Os judeus chamam os dias que reservam a isto de Dias Tremendos. Mas acertos de contas são assim mesmo...é como iniciar um regime para emagrecer.Mas depois de ter feito esse exercício de contrição e de propósito firme assumindo em melhorar a si e tudo ao seu redor, e agora de alma lavada, fresquinhos em folha, perfumados e vestidos para a festa, poderíamos esperar o nascimento do MENINO JESUS, que vem trazendo sua Luz em mais um ano que finda e outro que se inicia...Encerramos um ano e iniciamos outro com o LUMEM DO AMOR.

SÉRGIO PEREIRA/KAJAIDE
ORIENTADOR ESPIRITUAL
DO CPPE CARIDADE.
ANO DE SÁNGÒ/JÚPITER