sexta-feira, 24 de agosto de 2007

NORMAS E DIRETRIZES DE BASE DO CPPE CARIDADE

NORMAS E DIRETRIZES DE BASE
DO CENTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS ESPIRITUALÍSTAS - CARIDADE -


1. O QUEM VEM A SER O C.P.P.E. - CARIDADE -?
É uma instituição essencialmente religiosa, filosófica, filantrópica, fraterna, educativa e progressista.

2. POR QUE É RELIGIOSA?
Porque em suas atitudes e ritos espiritualistas permite que o homem trabalhe a sua forma de re-ligar-se a Essência Divina.

3. POR QUE É FILOSÓFICA?
Porque em seus atos e cerimônias Ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as Leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.


4. POR QUE É FILANTRÓPICA?
Porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe. Pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano que dela fazem parte, sem distinção de nacionalidade, sexo, raça, status social ou religião.

5. POR QUE É EDUCATIVA?
Porque não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos nas busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da Razão humana com base na Ciência.

6. POR QUE É PROGRESSISTA?
Porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio CRIADOR, REGULADOR e INFINITO, não se aferra a prevenções ou superstições.

7. QUAIS SÃO OS SEUS PRINCÍPIOS?
A Liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos sejam eles instituições, raças ou nações. A Igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir raça, religião ou nacionalidade. A Fraternidade de todos os homens já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

8. QUAL É O SEU LEMA?
Ciência, Justiça, Religiosidade, Trabalho.
  • Ciência - para esclarecer os espíritos e eleva-los.
  • Justiça - para equilibrar e enaltecer as relações humanas.
  • Religiosidade - para re-ligar o homem a sua essência espiritual.
  • Trabalho - por meio do qual o homem e a mulher se dignifica e se torna independente economicamente.
Numa palavra, o C.P.P.E. - Caridade - trabalha para o melhoramento intelectual, moral, ético, espiritual e social da humanidade.

9. QUAL É O SEU OBJETIVO?
É a investigação da verdade, o exame da moral, a reforma interior e a prática das virtudes.

10. O QUE ENTENDE O C.P.P.E. - CARIDADE, POR MORAL?
Moral é para nós uma ciência com base no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da Verdade e da Justiça.

11. O QUE ENTENDE POR VIRTUDE?
Entende que todos os seres humanos já nascem com as Virtudes. Que ele tem que aflora-las no seu EU. Ela é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido. É o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família, sem interesse pessoal. Em resumo: a Virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever.

12. O QUE ENTENDE POR DEVER?
Entende por Dever, o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade. Porém, não basta respeitar a propriedade apenas, mas também, devemos proteger e servir nossos semelhantes. Resumimos da seguinte maneira: “Respeito a DEUS, amor ao próximo e dedicação à família”. Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.

13. O C.P.P.E. - CARIDADE - É RELIGIOSO?
Sim, é Religioso porque reconhece a existência de um ÚNICO princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá diversos nomes conforme as ideologias de cada crente, entre os mais comuns encontram: Jeová, Ievé, Elohim, Adonai, Alá, Deus, Olorum, Zambi, Olodumare, Grande Arquiteto do Universo, etc..., porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda a ideologia e atividade de nosso proceder.

14. O C.P.P.E. - CARIDADE - É RELIGIÃO?
Não. É uma entidade jurídica que alberga várias formas de religiosidades espiritualistas, as quais permitem a ligação do homem com a FORÇA CRIADORA. Têm por objetivo unir os homens entre si e com a NATUREZA.

União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E, nesse seu esforço de união, admite em seu seio pessoas de todas as raças, nacionalidades, status social e sexos, sem nenhuma distinção.


15. O C.P.P.E. - CARIDADE - POSSUI DISCIPLINA?
Sim. É a primeira das duas colunas que sustenta as bases e diretrizes da organização desta instituição. Exige dos seus membros e freqüentadores a mais ampla Disciplina e respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e idéias políticas são igualmente respeitáveis e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer delas, em particular.

16. O QUE O C.P.P.E. - CARIDADE - COMBATE?
A ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício e a discórdia.

17. O C.P.P.E. - CARIDADE - É UMA SOCIEDADE SECRETA?
Não, pela simples razão de que sua existência é conhecida. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição são de como interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos e como devem seguir seus dogmas e ritualísticas.

18. QUAIS AS CONDIÇÕES INDIVIDUAIS INDISPENSÁVEIS PARA PODER PERTENCER AO C.P.P.E. - CARIDADE -?
Crer na existência de um princípio CRIADOR. Ser pessoa livre e de bons costumes. Ser consciente de seus deveres para com a Terra, seus semelhantes e consigo mesmo. Ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita promover as suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da instituição.

19. O QUE SE EXIGE DE UMA PESSOA PERTENCENTE AO C.P.P.E. - CARIDADE - ?
Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos e regulamentos; acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor a Terra, respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às Leis do país em que viva etc... Em particular: à guarda dos segredos dos rituais da instituição; conduta correta e digna dentro e fora da sociedade, à dedicação por parte do seu tempo para cumprir as “obrigações ritualísticas” e para assistir às reuniões marcadas pela orientação da instituição; a prática da moral, da ética, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude.

Ademais, se proíbe terminantemente, dentro da instituição, as discussões políticas ou de caráter individual, porquanto prefere uma ampla base de entendimento entre os homens a fim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.


20. O QUE É O C.P.P.E. - CARIDADE - ?
É um lugar onde se reúnem pessoas afins, simpatizantes e leigos para externar e praticar a sua religiosidade espiritualista por meio de cerimônias ritualísticas que lhes são próprias, tudo dentro de um ambiente fraternal e propício para concentrar a atenção e esforços do homem para melhorar o seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhe meditar tranquilamente sobre sua missão na vida, recordando-lhe constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acercar-se da Verdade.

––––––– ●«◊◊◊◊»● –––––––

DICAS DO ORIENTADOR ESPIRITUAL DE FILMES E LIVROS

APRESENTAÇÃO

A mediunidade é, sem dúvida, a mais espetacular qualidade na natureza humana. Para quem sabe compreende-la, ela se mostra a responsável pelas grandes e importantes alterações dos destinos da humanidade.
Ela sempre esteve presente desde os primórdios da humanidade, sendo um instrumento de revelação, de orientação, unindo o material com o espiritual, cuja função é desde o auxílio à sobrevivência do ser humano, estimulando o afloramento de suas virtudes até a sua elevação crescente e progressiva ao BEM MAIOR.
Falar, ouvir, conversar sobre temas espirituais é muito agradável, naturalmente para aquele que gosta, mas fundamentalmente é necessário ESTUDAR, PESQUISAR para aprender, compreender e posteriormente colocar em PRÁTICA.
Hoje não se quer pessoas praticantes ou dirigentes de alguma atividade religiosa que não saiba responder as perguntas básicas sobre assuntos espirituais.
Por esse motivo aqui abrimos mais uma frente de nosso leque de pautas para que nosso leitor possa aprimorar seus conhecimentos e poder ter uma vida melhor e feliz, pois “quem é feliz, através da ressonância magnética contagia quem está ao seu redor”.
Que fique bem claro que a nossa intenção não é fazer apologia ou levantar bandeira de qualquer religião, respeitamos todas elas, apenas salientamos o que elas tem de melhor para a humanidade.
Portanto, nossa atitude é eclética e universalista.
Espero que saibam aproveitar as nossas dicas.

Sérgio Pereira/Kajaide
Orientador do C.P.P.E. CARIDADE




FILMES

- O SEGREDO;

- O CÓDIGO DA VINCI;

- QUEM SOMOS NÓS?

- PODER ALÉM DA VIDA;

- OS OUTROS;

- AS CINCO PESSOAS QUE VOCÊ ENCONTRA NO CÉU;

- MINHA VIDA NA OUTRA VIDA.

- SOMOS TODOS UM.




LIVROS

1. Allan Kardec O Livro Dos Espíritos, LAKE; Rua Assunção, 45 - Brás, CEP. 0300-020, SP.

2. Allan Kardec O Libvro Dos Médiuns, FEB; Rua Souza Valente, 17, CEP. 20941, RJ.

3. Allan Kardec Obras Póstumas, FEB; Rua Souza Valente, 17, CEP. 20941, RJ.

4. Allan Kardec O Que é o Espiritismo, IDE; Rua Emílio Ferreira, 123, CEP. 13.600, Araras, SP.

5. Allan Kardec Céu e o Inferno, LAKE; Rua Assunção, 45 - Brás, CEP. 0300-020, SP.

6. Elyette Guimarães de Magalhães Orixas da Bahia, S.A. Artes Gráficas; Avenida Heitor Dias 146 telefone (071) 37452, Salvador - Bahia, 1974.

7. Juana Elbein dos Santos Os Nàgò e a Morte, Tese de Doutorado em Etnologia na Universidade de Sorbone, París, França. Editora Vozes, 1997.

8. Paulo Olúsinadé Botas Xirê - A Ciranda dos Encantados. Editora Ave-Maria, São Paulo - SP, 1997.

9. Pierre Fatumbi Verger Orixás. Editora Corrupio Comércio Ltda., São Paulo - SP, 1981.

10. Roger Bastide O candomblé da Bahia, Companhia Editora Nacional, Rua dos Gusmões 639, CEP: 01212, São Paulo - SP, 1978.

11. Roger Bastide As religiões africanas no Brasil. Livraria Pioneira Editora, São Paulo – SP, 3º ed., 1989.

12. Mircea Eliade Ferreiros e Alquimistas. Editora Zahar, Rio de Janeiro – RJ, 1979.

13. Reginaldo Prandi Herdeiros do Axé. In: Sociologia das Religiões Afro-
Brasileiras. Editora Hucitec, São Paulo-SP, 1996.

14. Síkírù Sàlámì A Mitologia dos Orixás Africanos. Editora Oduduwa, São Paulo-SP
1990.

15. Juana Elbein dos Santos Os Nàgó e a Morte, Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 1975.

16. Vagner E. da Silva Candomblé e Umbanda. In: Caminhos da devoção
brasileira. Editora Ática, São Paulo-SP, 1994.

17. Muniz Sodré O Terreiro e a Cidade, A Forma Social negro-brasileira.
Editora Vozes, Petrópolis-RJ. 1988.

18. Beniste, José As Águas de Osalá , Editora Bertrand Brasil.

19. Rodrigues, Maria das Graças Orí Ápéré Ó – O Ritual das Águas de Osalá, Editora Selo Negro.

20. Ligiéro, Zeca Iniciação ao Candomblé, Editora Nova Era

21. Gasparetto, Luiz Antonio, Calunga "Um dedinho de Prosa", Editora Vida & Consciência, São Paulo, 2005.